O retrospecto recente já mostrava que Grêmio e Corinthians tinham a tendência de fazer um jogo de poucos gols neste sábado, na Arena, pela 18ª rodada do Brasileirão. Mas quando tudo parecia que se encaminhava para o quinto empate sem gols seguido entre as equipes, Jô acertou cabeçada certeira aos 34 minutos do segundo tempo e fez o Timão avançar na busca pelo G-4. De quebra, freou a tentativa tricolor de deixar a zona de rebaixamento.
Como fica
O Corinthians sobe para 27 pontos e segue em sexto lugar, agora a quatro do Bragantino, quinto colocado. O Grêmio, que poderia sair do Z-4 em caso de vitória, segue em 17º, com 16.
Próximos jogos
Devido aos jogos da seleção brasileira pelas Eliminatórias, as duas equipes terão tempo para treinar antes de voltar a campo. O Corinthians enfrenta o Juventude no dia 7 de setembro, uma terça-feira, na Neo Química Arena, às 21h30. Já o Grêmio folga na próxima rodada e só atua no dia 12, em casa, contra o Ceará, às 11h.
Primeiro tempo
Sem muita inspiração, os primeiros 45 minutos foram de poucas chances claras de gol. Aos cinco minutos, Ruan cabeceou sozinho dentro da área do Corinthians, mas mandou para fora. Aos 12, em situação semelhante, Borja errou o alvo. Aos 29, o Timão chegou em cabeçada de João Victor para fora. Quatro minutos depois, Luan chutou desviado e quase surpreendeu o goleiro Gabriel Chapecó. No último lance, Campaz finalizou cruzado e Cássio espalmou.
Segundo tempo
Pouca coisa mudou na volta do intervalo. O Grêmio manteve a posse de bola, entretanto, sem agredir a defesa corintiana, bem fechada. Aos 21, Villasanti poderia ter aberto o placar após cruzamento de Rafinha e desvio de Borja. Mas o paraguaio, livre na área, furou em bola. Na sequência, os gremistas pediram pênalti em Léo Pereira, ignorado pelo árbitro Ricardo Marques Ribeiro. Então, aos 34, Vitinho cobrou falta da esquerda, Chapecó saiu mal e Jô completou de cabeça para o fundo do gol. Maicon, em ato de descontrole, peitou o árbitro, recebeu cartão amarelo, seguiu reclamando e acabou expulso. Dali em diante, os donos da casa perderam o ímpeto. Nos acréscimos, Renato Augusto poderia ampliar, mas acertou o travessão.
Embalou
O Corinthians, que já havia pegado o elevador na rodada passada e subido cinco posições, chegou à terceira vitória seguida no Brasileirão e se aproxima cada vez mais do G-4. Ainda está a quatro pontos do Flamengo, em quarto, e do Bragantino, em quinto e que vai jogar na rodada, mas mostra que a briga agora é pela ponta de cima da tabela.
Retrato do momento (1)
O Grêmio não conseguiu vencer e, assim, deixar a zona de rebaixamento pela primeira vez no Brasileirão. O gol marcado por Jô aos 34 minutos do segundo tempo foi sintomático. O goleiro Gabriel Chapecó falhou na saída, Rodrigues não saltou e ainda Maicon foi expulso. O volante se descontrolou após a bola entrar na rede tricolor. Perseguiu o árbitro Ricardo Marques Ribeiro, recebeu cartão amarelo, continuou a reclamar e viu o vermelho.
Retrato do momento (2)
Aos 44 minutos do segundo tempo, Cássio saiu do gol do Corinthians e cometeu falta em Diego Souza fora da área. O atacante queria o cartão vermelho, mas o juiz mostrou o amarelo. Então, o jogador gremista tomou o cartão da mão de Ricardo Marques Ribeiro, incrédulo por não ter acontecido a expulsão. Reclamou, reclamou... e quem recebeu o amarelo foi ele.
Tags: