Por Redação do ge — Buenos Aires
A Conmebol multou o Boca Junior em 100 mil dólares (R$ 524 mil na cotação atual) por gestos racistas dos seus torcedores na partida contra o Corinthians, na Bombonera, pela primeira fase da Libertadores da América.
No dia 17 de maio, os dois times empataram por 1 a 1 pela quinta rodada da fase de grupos e diversos torcedores do clube argentino foram filmados imitando macacos nas arquibancadas. Os jogos das oitavas serão nas semanas de 29 de junho e 6 de julho.
Além da multa, o Boca terá de exibir um faixa "Basta de Racismo" na entrada ao campo e enquanto estiver perfilado no gramado da Bombonera para os protocolos antes da partida contra o Corinthians, marcada para o dia 5 de julho, válido pela volta das oitavas de final da Libertadores.
O Boca também terá de veicular a frase "Basta de Racismo" no telão da Bombonera duas horas antes até o fim do jogo, com exceção no momento de ações comerciais.
A Conmebol advertiu o Boca Junior para que, em caso de reincidência, o clube corre risco de ter a entrada de torcedores na Bombonera vetada parcial ou totalmente nos jogos do clube em competições sul-americanas.
O Boca Juniors pode recorrer da punição em até sete dias na Comissão de Apelações da Conmebol. Em maio, o clube argentino pagou 30 mil dólares (R$ 143 mil) por conta do torcedor que, na Neo Química Arena, foi detido após imitar macaco.
O Corinthians vinha pressionando a Conmebol nos bastidores cobrando uma punição severa da entidade para o clube argentino. O clube enviou um material com a expectativa de uma restrição da entrada de torcedores na partida válida pelas oitavas de final da Libertadores. A decisão da Conmebol de apenas aplicar uma multa não agradou os dirigentes do Timão.
Corinthians e Boca Juniors serão adversários nas oitavas de final da Libertadores. O jogo de ida será nesta terça-feira, às 21h30 (de Brasília), na Neo Química Arena. A volta, marcada para 5 de julho, às 21h30, será em La Bombonera.
Tags: