Belo Horizonte – Atlético-MG enfrenta o Emelec do Equador nesta terça-feira, 5, no Mineirão às 19h15, pela partida de volta das oitavas de final da Copa Libertadores. O time alvinegro precisa de uma vitória simples para se classificar, e se apoia em tabu contra times equatorianos para conquistar o objetivo.
Este tabu é a invencibilidade do Atlético-MG dentro de casa contra os times do Equador. Em três disputas em Minas Gerais, o Galo venceu as três, em partidas contra El Nacional e Independiente del Valle.
A primeira partida do Atlético-MG contra um equatoriano aconteceu em 1992, pela Copa Conmebol. Após perder o primeiro jogo da semifinal contra o El Nacional em Quito, o Galo venceu a volta por 2x0, com gol de Ailton e outro contra.
As outras duas vitórias do Galo contra equatorianos aconteceram em um tempo mais recente. Em 2016, o Alvinegro derrotou o Independiente del Valle por 1x0 em partida válida pela fase de grupos da Libertadores, com gol de Lucas Pratto.
E a última vitória foi na atual edição da Copa Libertadores. Também contra o Independiente del Valle, o Atlético-MG venceu por 3x1, com dois gols de Hulk e outro de Savinho.
Apesar de não ter vencido no Equador, o Atlético-MG controlou boa parte da partida até a expulsão do volante Allan. Perto do final do jogo, Hulk teve a chance de colocar o Galo à frente com um pênalti, mas desperdiçou a cobrança. Jogo terminou 1x1.
Tags: