O GLOBO
A carreira de Fred não deixa dúvidas sobre seu sucesso. Mas, por ser um atleta sul-americano e o eurocentrismo dominar parte do debate sobre a relevância dos jogadores de futebol, algumas comparações fazem bem para mostrar em que patamar cada atleta se encontra. O camisa 9 do Fluminense pode se orgulhar de estar nas prateleiras mais altas. Ao aposentar com 417 gols marcados, pendura as chuteiras dentro do Top-10 de maiores artilheiros em atividade. Além de ter outras marcas especiais que o GLOBO faz questão de listar.
Fred chegou a abrir 2022 na oitava colocação desta lista, mas acabou superado por Karim Benzema no meio do caminho. Como Magno Alves é uma incógnita e não se sabe se o atacante está aposentado ou não, o atacante do Fluminense pode se orgulhar de estar no Top-10. Confira a lista:
Maiores artilheiros em atividade — Foto: Editoria de Arte
Isso não é tudo. O camisa 9 pode ser ultrapassado por diversos astros do futebol, afinal não estará mais em atividade. Mas irá pendurar as chuteiras na frente de alguns nomes históricos. Adriano, por exemplo, marcou 207 gols. Diego Maradona, considerado por muitos como o único capaz de desafiar Pelé no posto de melhor jogador da história do futebol, 346. Feito relevante para Fred.
Ronaldo - 414 gols
Didier Drogba - 366 gols
Gabriel Batistuta - 356 gols
Diego Maradona - 346 gols
Roberto Baggio - 317 gols
Van Basten - 301 gols
George Best - 261 gols
Adriano - 207 gols
Ele pendura as chuteiras sendo o segundo maior artilheiro da história do Fluminense (198 gols), atrás apenas de Waldo, que tem 319.
Outro dado relevante da carreira de Fred é que ele se aposenta sendo o sexto jogador em atividade com mais hat-tricks (18) do futebol mundial. Claro, dividindo a colocação com algumas outras estrelas que marcaram esta quantidade: Sergio Aguero, Mario Gomez e Klaas-Jan Huntelaar. Os dados são do 'Transfermarket'.
Ainda sim, Fred supera nomes de peso já citados anteriormente como Zlatan Ibrahimovic (17 hat-tricks ao todo), Edinson Cavani (15) e Harry Kane (15).
A frente do atacante do Fluminense estão Cristiano Ronaldo (60), Lionel Messi (55), Luis Suárez (29), Robert Lewandowski (29) e Neymar (21).
Tags: