Dos 64 clubes que iniciaram a Série D do Campeonato Brasileiro de 2022, apenas 32 seguem vivos na luta pelas quatro vagas na Série C de 2023. Entre eles, a maioria é do Nordeste, que tem 13 classificados à segunda fase da 4ª divisão do futebol nacional.
Representante do Rio Grande do Norte, o América de Natal avançou depois de vencer o Sousa/PB por 2x1 no domingo, 17, após estar perdendo por 1x0. Já o Retrô de Pernambuco finalizou a primeira fase com a melhor campanha geral.
Entre os nordestinos classificados, Pernambuco é o Estado com mais clubes que avançaram à fase eliminatória, com três. Bahia e Maranhão somam dois times que irão disputar o mata-mata. Com um representante cada, Alagoas, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe concluem os times da região.
Com os confrontos da segunda fase já definidos, serão quatro os duelos entre nordestinos. Ou seja, no mínimo quatro equipes dessa região serão eliminadas nesse primeiro mata-mata.
No mata-mata, o América irá enfrentar a Jacuipense/BA em jogo que terá sabor de vingança para os potiguares. Em 2019, esse mesmo adversário eliminou o time americano por essa mesma fase da referida competição. O primeiro jogo será no interior baiano e o segundo, em Natal.
CONFIRA OS CONFRONTOS DOS NORDESTINOS NA 2ª FASE:
(Times à esquerda fazem o jogo da volta em casa nesta segunda fase)
Amazonas x Juventude Samas
Lagarto x Sousa
Retrô x Santa Cruz
Moto Club x São Raimundo-RR
América-RN x Jacuipense
Rio Branco-RR x Pacajus
ASA x Afogados
Bahia de Feira x Costa Rica-MS
Tags: