Quinta-Feira, 23 de janeiro de 2025

Postado às 13h45 | 28 Jul 2022 | redação FNF admite discutir regulamento após protesto nas redes sociais

Crédito da foto: Reprodução José Vanildo, presidente da FNF

A Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) reagiu a um movimento advindo das redes sociais de autoria de atletas potiguares sobre a limitação no número de jogadores por jogo no Campeonato Estadual da 2ª divisão. O presidente da entidade, José Vanildo, admitiu levar o assunto para pauta de discussão na próxima reunião do Conselho Arbitral, mas lembrou que tal restrição atende um pleito das próprias equipes.

Os jogadores, que fazem o protesto via rede social, sugerem uma competição aberta, sem restrição de faixa etária, favorecendo a empregabilidade, sobretudo em respeito à classe. Nas últimas edições, o campeonato limita em cinco o número de atletas com idade superior a 23 anos por jogo.

“Apoio total à causa. Acho uma falta de respeito com os atletas do RN”, disse o volante Ramon, 34 anos, que defendeu o Globo FC no Estadual e na Série D do Brasileiro recentemente.

Utilizando sua conta no Twitter, o presidente da FNF, José Vanildo, afirmou que irá levar o assunto para mesa de discussão no Arbitral de Clubes, cuja data ainda será marcada.

“A respeito de um movimento feito pelos atletas profissionais sobre limite da idade na participação do certame da 2ª Divisão Potiguar, nada temos a opor que o pleito seja objeto de exame e debate no Conselho Técnico da Competição composto pelos filiados/empregadores, atletas e FNF”, disse.

O dirigente aproveitou para ressaltar que a decisão foi tomada pelos clubes para estimular o descobrimento de novos atletas e reduzir custos.

“A medida atual, limite da participação, atende decisão dos clubes, estimulando a renovação, reduzindo custos e mostrando a importância da base e formação do patrimônio dos filiados. Mesmo assim, garantindo a participação de atleta com outra faixa de idade”, completou.

O próximo Arbitral definirá as questões relacionadas ao campeonato. Mesmo assim, a previsão é de iniciar a competição na primeira semana de outubro.

REGULAMENTO

O Regulamento da 2ª divisão, mais precisamente no artigo 19, fica clara a possibilidade de inscrição de atletas a partir do ano de 1998, bem como a utilização de até cinco atletas superior a 23 anos, a grande chave da discussão. Veja:

Art. 19 - Os clubes poderão inscrever atletas nascidos a partir do ano de 1998, com idade para competição de 23 anos, completos ou a completar no ano da competição.

Parágrafo Único – É facultativo a agremiação, utilizar em cada partida até 05 (cinco) atletas com idade superior a 23 anos.

Tags:

FNF
futebol
Campeonato Potiguar
RN

voltar