Por Fred Huber — Rio de Janeiro
O Flamengo está muito próximo de oficializar a contratação do volante chileno Erick Pulgar, de 28 anos, da Fiorentina. Ele desembarcou no Rio de Janeiro na noite de quinta-feira para realizar os exames e assinar o contrato. ] Pelo jogador da seleção chilena, o clube pagará uma quantia próxima a 3 milhões de euros (cerca de R$ 15 milhões).
Como a situação de Varela complicada em relação a documentação dos russos, Pulgar tem chance de ser o terceiro nome na lista do Flamengo para as quartas da Libertadores, junto com Vidal e Everton Cebolinha.
A trajetória
Pulgar, que tem 1,87m, começou sua carreira no Antofasgasta, de sua cidade natal, e se transferiu para a Universidad Católica. No início de sua trajetória profissional, foi zagueiro, mas depois passou a atuar como primeiro volante e era apontado como um possível sucessor de Vidal, a quem encontrará no Ninho do Urubu.
- Ele tem um bom controle de bola e capacidade para chegar ao gol, especialmente nas bolas aéreas. É dos poucos que não foi da "geração de ouro" que conseguiu um lugar entre os titulares da seleção - disse ao ge jornalista chileno Alejandro Cisternas.
Sua primeira experiência na Europa foi em 2015, no Bologna, onde se destacou. Em 2019, foi comprado pela Fiorentina e teve um bom início, com desempenho elogiado. Se transformou também no responsável pelas bolas paradas do time - se especializou também em cobranças de pênaltis. Em 82 jogos pela Viola, marcou oito gols
Pulgar e Vidal em jogo da seleção do Chile — Foto: Marcelo Hernandez/Getty Images)
Eu sua reta final na Fiorentina, o rendimento caiu, e ele foi emprestado ao Galatasaray. Na Turquia disputou 11 partidas e não teve muito brilho. Agora no Brasil para vestir as cores do Flamengo, o volante pretende retomar o caminho das glórias.
Na seleção chilena, Erick Pulgar, que teve a primeira convocação em 2015, se consolidou como uma das peças importantes do meio de campo e tem 40 jogos disputados, com quatro gols marcados (assista dois deles no vídeo abaixo). Foi campeão da Copa América Centenário, em 2016.
Os problemas fora de campo
Muito novo, ainda com 18 anos, em 2013, Pulgar atropelou um senhor de 65 anos em Antofagasta e não prestou socorro. Uma hora mais tarde, o homem morreu no hospital.
Pulgar foi julgado e condenado em 2014. A pena acabou sendo mais branda, pois a Justiça entendeu que a vítima atravessou a rua em local não autorizado no momento do atropelamento. A família tem em curso uma ação cível contra o jogador.
- Relativamente ao caso do ano de 2013, Pulgar foi condenado como autor do homicídio culposo, por agir negligentemente enquanto conduzia. A condenação lhe concedeu a pena de 300 dias de reclusão e dois anos de suspensão da licença, com o benefício de remição condicional da pena na Gendarmería de Chile (ou seja, substituição do cumprimento da pena privativa de liberdade por observação e assistência do condenado perante a Gendarmería de Chile) - explicou o Ministério Público ao ge.
Pulgar se envolveu em outra polêmica policial este ano por causa de um caso de estupro ocorrido em uma festa em sua casa, mas, de acordo com o Ministério Público do Chile, o jogador é parte do processo apenas como testemunha.
- Atualmente a Fiscalia Regional Metropolitana Occidente está investigando uma denúncia por estupro na qual o senhor Erick Pulgar figura na qualidade de testemunha.
O caso foi iniciado no dia 28 de junho, quando a vítima, de 24 anos de idade, denunciou o estupro que teria ocorrido um dia antes. No dia 25 de junho, ela esteve com um grupo de 10 pessoas na discoteca La Rubia, em Las Condes, entre elas Pulgar.
A vítima alegou ter perdido a consciência depois de ingerir bebida e acordado na casa do jogador, com sinais de estupro, incluindo hematomas pelo corpo e lesões nas pernas. Segundo os veículos de comunicação do Chile na época da denúncia, a jovem declarou ter entrado em um cômodo no qual não teria como oferecer resistência por efeito da bebida que havia consumido.
Tags: