Quinta-Feira, 23 de janeiro de 2025

Postado às 11h15 | 05 Ago 2022 | redação Com bicicleta emprestada, mossoroense Alice Melo treina visando o Pan

Crédito da foto: Reprodução Alice Melo treina no Velódromo, no Rio, de olho no Pan-Americano no Peru

Por Marcos Santos / Repórter do JORNAL DE FATO

No Rio de Janeiro, a ciclista mossoroense Alice Melo entrou na reta final de preparação visando a maior competição das Américas, que é o Campeonato Pan-Americano de Pista Elite, que será disputado na próxima semana em Lima, no Peru. Ela treina com a bicicleta emprestada do treinador Walter Hohne.

Na edição do Jornal de Fato desta quinta-feira, 4, Alice citou a falta de apoio e afirmou um “sentimento de abandono” de sua cidade de origem, após ter sido ignorada quando tentou um apoio por parte da Prefeitura de Mossoró.

Em maio deste ano, Alice se tornou bicampeã brasileira de ciclismo em evento no Rio de Janeiro. Horas após o evento, o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (Solidariedade) usou as redes sociais para tirar proveito político da situação. 

“É gratificante ver jovens realizando sonhos, conquistando grandes feitos e chegando muito longe, com destaque no Brasil e no Mundo. Parabéns à jovem mossoroense Alice Melo pelo bicampeonato de ciclismo de pista”, postou Allyson.

A falta de parceria e a postura do prefeito colocando o feito de Alice como se fosse uma vitória da cidade, mostram um cenário contraditório e lamentável. Ainda na matéria, Alice faz indagação sobre o que falta ainda fazer “para ser no mínimo respeitada e ganhar um apoio digno para defender minha cidade?”.

“Quero muito levar o nome da minha cidade para ainda mais longe, mas não apenas com parabéns nas horas das vitórias. A hora de chegar junto é agora, quando eu estou montando a estrutura para objetivos tão importantes”, disse.

Alice Melo vem treinando com a Seleção Brasileira de Ciclismo, visando a disputa do Pan-Americano de Pista e também do Sul-Americano, competições que podem ajudar a atleta para o seu maior objetivo: chegar aos Jogos Olímpicos em 2024. A cidade de Mossoró jamais teve uma atleta disputando os Jogos Olímpicos.

PREPARAÇÃO

Alice e outros sete atletas embarcam no domingo, 7, para Lima, no Peru. Até lá, eles refinam a técnica e tática durante treino no Velódromo, no Rio de Janeiro. O Campeonato Pan-Americano de Pista Elite será disputado entre os dias 8 e 14 de agosto.

O gestor de alto rendimento da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Fernando Fermino, destacou que o diferencial desta temporada é o trabalho realizado no Velódromo do Rio.

“Tem sido um período muito produtivo. Estamos fazendo uma avaliação técnica e tática dos nossos atletas. Durante o Pan eles irão enfrentar provas tanto de duplas quanto de grupos, com quatro ciclistas. No dia a dia dos atletas eles não conseguem fazer esse tipo de treinamento tático junto, por isso que essa preparação em um dos melhores equipamentos do mundo é primordial para os brasileiros”, explicou.

A delegação conta com quatro atletas no feminino e quatro no masculino. Além de Alice, a equipe feminina é composta por Nicolle Wendy Borges, Taise Maiara Benato e Wellyda Regisleyne dos Santos. Já no masculino, os treinamentos contam com Fabio Pereira Dalamaria, Flávio Vagner Cipriano, João Vitor da Silva e Kacio Fonseca da Silva Freitas.

Tags:

Alice Melo
ciclista
Seleão Brasileira

voltar