Por Cahê Mota e Fred Gomes — Rio de Janeiro
Dorival Júnior mudou o Flamengo, mas um jogador em especial viveu revolução individual com o treinador: Pedro, o artilheiro da Taça Libertadores 2022. A tão aguardada sequência de jogos veio, e o atacante transformou seus números na competição mais importante do continente. Democratizou seu crescimento em relação a gols, minutos jogados e vítimas de suas finalizações.
Mais gols em 2022 do que nas duas edições anteriores juntas
Para se ter uma noção do momento vivido pelo jogador de 25 anos, Pedro tem, na atual edição da Libertadores, o dobro do número de gols que tinha na competição até então - só disputou a competição com a camisa do Flamengo. Em 2022, marcou oito. Nos dois anos anteriores, fez quatro, sendo dois em cada.
Bastou a partida de volta das oitavas de final contra o Tolima, na histórica goleada por 7 a 1, para igualar o que fizera nos dois anos anteriores. De quebra, ainda deu assistência para Matheus França e só não terminou com outro passe para gol porque Gabriel não aproveitou toque de calcanhar. Bateu forte, mas a bola só entrou após estourar no corpo do adversário Quiñones.
Minutos fazem a diferença
Pedro tem 434 minutos na Libertadores de 2022, quase o dobro do que jogou nas edições de 2020 (187) e 2021 (289) juntas - os números são do site "O gol" e não levam em consideração os acréscimos.
Em 2020, o retrospecto do Flamengo, eliminado nas oitavas de final, atrapalhou, mas Pedro só foi titular em dois dos cinco jogos disputados. Curiosamente, marcou em ambas as oportunidades, contra Barcelona (2 a 1) e Independiente del Valle (4 a 0) - um em cada. Detalhe: foi substituído nas duas partidas.
Na campanha do vice-campeonato, começou na reserva em seis dos oito jogos que disputou. Em quatro, entrou dentro dos 10 minutos finais do tempo regulamentar. Na final contra o Palmeiras, quando o Flamengo precisava do empate, foi chamado por Renato somente aos seis minutos do segundo tempo da prorrogação. Vazou Unión La Calera (4 a 1) e LDU (2 a 2), em partidas disputadas na fase de grupos.
Em 2022, apesar de ter sido muito mais utilizado, Pedro foi titular em quatro dos 10 jogos que disputou. Contra o Tolima, no Maracanã, conquistou seu espaço e enfrentou o Corinthians na condição de peça indispensável no esquema de Dorival Júnior.
Pedro, Flamengo, Corinthians, Libertadores — Foto: Alexandre Durão
Tem gol do Pedro para todos os rivais
Isolado no posto de goleador da competição, Pedro democratizou seus oito gols anotados na Libertadores 2022. Cada um dos cinco rivais do Flamengo foram vazados pelo camisa 21, e o Tolima, como já citado, foi a vítima preferida.
Depois de escassas oportunidades no primeiro turno do Grupo H, Pedro passou a ser mais utilizado nos três jogos finais da fase de grupos. Assim, emplacou gols contra Talleres (2 a 2), Universidad Católica (3 a 0) e Sporting Cristal (2 a 1) - um em cada duelo.
Dos seis jogos com Paulo Sousa, só foi titular contra Sporting Cristal. No mata-mata, Dorival chegou e o colocou na reta final do jogo com o Tolima, na Colômbia, vencido por 1 a 0 pelo Flamengo.
Na sequência, deu show contra os colombianos no Rio e decretou a classificação contra o Corinthians com gol de raça, em um carrinho, após linda jogada de Arrascaeta.
Média de um gol como titular com Dorival
Agora peça-chave de Dorival Júnior, Pedro foi titular em 10 dos 18 com o treinador. Marcou 10 gols, cinco pela Libertadores e cinco pelo Brasileiro.
No período, ainda deu cinco assistências. Curiosamente, todos os gols e os passes decisivos vieram em partidas nas quais o centroavante iniciou jogando.
Convocação entre os jogos da semifinal da Libertadores
Se Pedro mudou seu patamar dentro do Flamengo principalmente pelo que fez na Libertadores, a competição pode ajudá-lo mais uma vez a repaginar sua história com outra camisa: a da seleção brasileira.
Em setembro, o Brasil disputará seus últimos amistosos antes da Copa do Mundo do Catar, e Tite fará a convocação entre os dois jogos da semifinal da Libertadores - o Flamengo conhecerá seu adversário nesta quarta-feira.
O técnico da Seleção nunca escondeu que Pedro está em seu radar desde o início da temporada, quando as oportunidades com Paulo Sousa eram raríssimas. Agora, em alta, a lupa de Tite está ainda mais voltada para o seu futebol.
Acostumado a participações especiais desde a chegada ao Flamengo, Pedro enfim recebeu o papel de protagonista com o qual tanto sonhara desde 2020. A recuperação em vermelho e preto parece consolidada.
Tags: