Em meio às várias observações para a Copa do Mundo, Tite e sua comissão técnica têm feito análises pontuais em cima de determinados jogadores. E um dos que mais recebe atenção é Pedro, do Flamengo, candidato a ser chamado na próxima convocação, para os amistosos de setembro que antecedem o Mundial do Catar.
As reações dos auxiliares Cleber Xavier e César Sampaio após o gol de bicicleta diante do Athletico-PR, na Copa do Brasil, deram claros sinais de que o atacante é alvo especial dos analistas da CBF, e tem seus passos e gols monitorados e registrados de perto para que a decisão seja tomada em relação a sua inclusão nas listas a seguir.
A sequência de jogos de Pedro no Flamengo, com 12 gols marcados nas últimas 12 partidas, permitiu uma observação mais criteriosa dos membros da seleção brasileira, que até a chegada de Dorival Júnior tinham pouco material para analisar. Não à toa o clube carioca foi o mais observado pelos analistas e por Tite nas últimas semanas. Assim que o gol de Pedro saiu, após bela jogada com a participação de todos os atletas do Flamengo, Sampaio desatou a fazer anotações em um caderno e usar o celular para trocar mensagens. Cleber Xavier, por sua vez, fez apontamentos para o campo, e posteriormente registrou algo no papel.
Os auxiliares não esboçaram reações efusivas com o golaço, mas passaram o restante da partida entre sorrisos, gestos e comentários. Quando Pedro serviu a Gabigol, e este acertou a trave, ficaram sem reação. Antes do gol, Pedro fez o pivô para Arrascaeta exigir bela defesa do goleiro.
Quando deixaram o local, os analistas se mostraram satisfeitos diante de um repertório amplo de um goleador também com recursos para preparar jogadas. Antes disso tudo acontecer em Curitiba, Tite, no Maracanã, acompanhava Fluminense e Fortaleza, e comentava sobre Pedro em entrevista para a Rádio Globo.
— Pedro tem característica muito especial para enfrentar times com linhas baixas, tem que ter opção de jogador com essa característica — disse o técnico, que ontem foi ainda mais claro sobre a convocação.
—É bastante provável, mas eu não gosto de afirmar. Ainda tem tempo, mas a ideia é sim ter a possibilidade de convocá-lo, isso está claro — completou à Rádio Itatiaia, ontem.
Ao considerar 80% de sua lista final pronta, Tite tem entre as dúvidas se leva Pedro ou outro jogador da posição. A concorrência no ataque com a chegada de jovens talentos é enorme, mas com as características do atacante do Flamengo, hoje, Matheus Cunha é quem mais se assemelha. Tanto que será observado no próximo domingo pelos auxiliares Matheus Bachi e Fábio Mahseredjian. No mesmo dia, Tite e Cleber Xavier verão Pedro no jogo contra o Palmeiras, pelo Brasileiro.
A favor do jogador do Atlético de Madrid está o desempenho na Olimpíada, da qual Pedro não fez parte por não ter sido liberado pelo Flamengo. E a maior familiaridade com o trabalho de Tite e da seleção nas últimas convocações antes de se lesionar. Além de Cunha, Richarlison, Gabriel Jesus e Firmino são os demais candidatos à vaga e serão observados pela comissão técnica no fim deste mês, em viagem à Europa.
Fonte: O Globo
Tags: