Por Marcos Santos / Repórter do JORNAL DE FATO
O casal de fisiculturistas Édipo Perez e Aline Pinheiro se prepara para representar a cidade no Mr. Olympia Brasil, que irá acontecer no dia 25 de setembro, em São Paulo. A tradicional competição é referência nacional no fisiculturismo. Mais de 300 atletas ranqueados do país inteiro vão participar do evento. Édipo é atual campeão brasileiro na categoria Mens Physique na altura até 1,78 m. Enquanto Aline é atual campeã brasileira na categoria Wellness.
Com apenas quatro anos dedicado ao fisiculturismo, o mossoroense já conseguiu resultados expressivos dentro de sua categoria. Ele é atual campeão nordestino, brasileiro e top 3 pela Confederação Brasileira de Musculação, Fisiculturismo e Fitness (CBMFF – IFBB Brasil). A expectativa é chegar ao pódio e ser campeão nesse próximo desafio.
“A gente sabe que o nível dessa competição é alto, que vai ter muitos atletas experientes, mas tenho feito uma boa preparação e estou confiante para representar bem minha cidade e meu Estado. É muito treino pesado, alimentação, suplementação para chegar bem. É treino de domingo a domingo, faça chuva, faça sol. A dificuldade que a gente enfrenta serve de motivação. Vamos com tudo que eu vou dar o meu melhor”, afirma.
Além do valor dos alimentos e suplementos que subiu bastante deixando o esporte ainda mais caro, uma das principais dificuldades encontradas pelo atleta é a falta de apoio financeiro para custear as inscrições, viagens, hospedagem e demais gastos para competir. Ele conta que a cidade tem cerca de 10 atletas, contudo esse número poderia ser bem maior se tivesse mais apoio.
“Tem muitos praticantes de musculação que começam o fisiculturismo e depois deixam, pessoas com talento, dedicadas, mas que param por falta de apoio. Eu mesmo já desanimei e pensei em parar, mas sigo firme. Para participar desse Mr. Olympia que é referência nacional eu fiz uma rifa e contei com a ajuda dos amigos. Queria muito que o poder público e a classe empresarial ajudassem o nosso esporte. É uma modalidade nova, porém tem crescido muito e com muita visibilidade. Vou viajar no próximo mês e agradeço o apoio que vier”.
O sonho de competir e se tornar um atleta profissional é compartilhado com sua noiva Aline Pinheiro, também fisiculturista e referência feminina no Estado. Em sua estreia nos palcos, ela se sagrou campeã brasileira na categoria Wellness no início deste ano. Atualmente, Aline é a única atleta de Mossoró que vai competir. Mesmo com uma rotina apertada, ela mantém o foco no Mr. Olympia.
“O treinamento começa cedinho com 40 minutos de aeróbico em jejum, depois tem a musculação, vou pra casa monto minhas refeições e trabalho como instrutora numa academia de 14h as 22h. Quando termina o expediente faço mais 40 minutos de cárdio para finalizar o dia. É desgastante, cansativo, mas vai ser recompensador”, comenta a atleta.
CATEGORIA DO CASAL IRÁ COMPETIR
MEN’S PHYSIQUE – É preciso ter o padrão de "V". Ele requer cintura mais acentuada, dorsais maiores que a cintura e menores que os ombros.
WELLNESS – São avaliadas as atletas que têm coxas e glúteos volumosos, conservam o corpo feminino e exibem pouco percentual de gordura.
RESULTADO DE ÉDIPO PEREZ NAS ÚLTIMAS COMPETIÇÕES
TOP 1 - NABBA – BRASIL
TOP 1 - NPC
TOP 3 – IFBB
Tags: