Por Redação do ge — São Paulo
Claro, uma vitória praticamente selaria o fim das chances de o Flamengo tirar o título brasileiro do Palmeiras, que teria mais um confronto direto para encaminhar a conquista do seu 11º troféu do Brasileirão.
Mas o empate por 1 a 1 contra o Flamengo, no último domingo, no Allianz Parque, deixou o Palmeiras em uma situação muito confortável na liderança e na disputa pelo título, do qual é o favorito. O Verdão manteve os nove pontos de vantagem para o time rubro-negro e aumentou para oito a distância para o vice-líder, que agora é o Fluminense.
O Palmeiras enfrenta justamente o Fluminense na próxima rodada, sábado, no Maracanã, pela 24ª rodada do Brasileirão. É o terceiro e último jogo contra um concorrente direto na briga pelo título. O Verdão venceu o Corinthians e empatou com o Flamengo.
E para ser campeão, o Palmeiras não precisa necessariamente vencer seus concorrentes diretos. O mais importante é evitar que vençam os jogos entre eles. E foi assim contra o Flamengo.
O empate pode não ter sido o resultado esperado pela comissão técnica e, principalmente, pelos torcedores do Palmeiras. Mas precisa ser comemorado pelo conjunto da obra: os rivais não só terão de vencer, terão também de contar com seguidos tropeços do Verdão
E o retrospecto na temporada prova que a vantagem para os concorrentes diretos na disputa do título é muito significativa. Em 62 jogos em 2022, o Verdão saiu de campo derrotado apenas cinco vezes. Foram 14 empates e 42 vitórias.
O rendimento dentro de campo também precisa ser levado em consideração, além do Palmeiras estar concentrado em apenas duas competições. Além da liderança do Brasileirão, o Verdão disputa a semifinal da Libertadores da América. Os jogos contra o Athletico-PR serão disputados nos dias 30 de agosto, em Curitiba, e 6 de setembro, no Allianz Parque.
Os três principais concorrentes do Palmeiras também disputam outros títulos. Fluminense e Corinthians estão envolvidos na semifinal da Copa do Brasil, onde são adversários. O Flamengo, além da semifinal da Libertadores, também está na briga pelo troféu da Copa do Brasil.
O empate fica ainda maior quando esses elementos são levados em conta, fortalecidos por um time que parece ter o controle das mais adversas situações que passou ao longo da temporada. O Palmeiras é, hoje, o time mais preparado para ser o campeão brasileiro de 2022.
Tags: