Por João Victor Teixeira — Porto Alegre
A vida do Grêmio mudou na véspera de mais uma decisão na Série B. Um dia antes do duelo com o Vila Nova, o clube anunciou a demissão de Roger Machado, o retorno de Renato Portaluppi e amenizou o ambiente para o jogo desta sexta-feira, às 21h30, na Arena. Nas redes sociais, foi imediata a resposta da torcida, que se mostrou favorável ao retorno do ídolo.
O Tricolor escolheu a noite de quinta-feira para anunciar as mudanças no comando técnico e no departamento de futebol. Além do ex-treinador e dos auxiliares Roberto Ribas e James Freitas e do coordenador da preparação física Paulo Paixão, o vice de futebol Dênis Abrahão e o diretor de futebol Sérgio Vasques foram desligados.
César Lopes, técnico do grupo de transição, é quem estará na beira do gramado com a missão de comandar a equipe pela 28ª rodada. Renato participará da partida à distância, direto do Rio de Janeiro. A escalação para o confronto é uma incógnita.
Os bastidores das mudanças
A necessidade de alterações foi levantada na quarta-feira, em reunião extraordinária do Conselho de Administração do clube, liderado pelo presidente Romildo Bolzan Júnior. No encontro, ficou decidido que mudanças urgentes precisariam ocorrer na comissão técnica gremista.
Com a decisão tomada, a primeira sondagem para Renato Portaluppi foi feita pelo mandatário gremista durante a quinta-feira. A resposta do treinador de 59 anos foi imediata e positiva. Horas depois, Roger e seus pares de comissão técnica foram comunicados da decisão.
Dênis Abrahão, ex-vice de futebol, contou à Rádio Gaúcha que soube da decisão em conversa com o presidente Romildo e foi até a casa de Roger para comunicá-lo da demissão. O dirigente revelou ter pedido para sair já que Renato "não gosta de hierarquia".
- Eu fui demitir o Roger. Eu fui contratá-lo e fui na casa dele demití-lo por uma questão de caráter. Minha saída foi um comum acordo. Eu disse que estava na hora de sair, apesar de amar muito meu clube. A gente tem que saber a hora de se recolher. O Renato não gosta muito de ter hierarquia, eu sou mais da hierarquia. Então, para o bem do Grêmio, eu resolvi sair - disse o ex-vice de futebol
A decisão de fazer as trocas neste momento, um dia antes do importante duelo contra o Vila Nova, passou também pelo calendário da equipe na Série B. Serão praticamente 10 dias de intervalo entre um jogo e outro. O grupo terá um período considerável de preparação e adaptação a nova filosofia de jogo.
Renato Portaluppi chegará em Porto Alegre entre o fim desta e o início da próxima semana. A expectativa do clube é ter o comandante na reapresentação do elenco, na próxima segunda-feira, para o primeiro treinamento.
A reestreia do ídolo na beira do gramado tem data, hora e local marcados. Será diante do Vasco, no dia 11 de setembro, domingo, às 16h, pela 29ª rodada da Série B, quatro dias antes do aniversário de 119 anos do clube.
Tags: