Por Laura Rezende — de Belo Horizon
O América-MG fez uma partida impecável no Independência nesse domingo. Organizado taticamente, ofensivo, oportunista e com uma marcação segura. Conseguiu a vitória em cima do Corinthians, chegou a nove jogos de invencibilidade no Brasileiro, se aproximou do G-6 é um dos líderes do returno com 18 pontos conquistados (junto do Palmeiras). Méritos de Mancini e de um elenco que tem muito claro o que busca na temporada.
Mancini tinha problemas para a escalação. Sem Lucas Kal, Everaldo, Danilo Avelar e Martínez, o técnico conseguiu contornar os problemas. Alê, Benítez, Matheusinho e Marlon foram as opções. Deu certo! Junto de uma noite inspirada do capitão Juninho, o Coelho não teve dificuldade em construir com paciência, sabedoria e técnica o resultado.
Durante o primeiro tempo, o América empurrou o Corinthians para o campo de defesa e teve facilidade em ganhar o meio-campo, com bons passes de Juninho e Benítez. O Coelho teve oportunidades de abrir o placar por diversas vezes, mas pecou nas finalizações ou parou nas defesas de Cássio.
Na etapa final, com as mudanças feita por Vitor Pereira, no intervalo da partida - entradas de Yuri Alberto, Du Queiroz e Robson Bambu, o Corinthians equilibrou o jogo. Os paulistas passaram a ter volume de jogo. Foi a hora da boa marcação e de Cavichioli aparecerem.
O Coelho sentiu, por alguns momentos, a falta de Everaldo (que não jogou por estar emprestado pelo Corinthians) e de Pedrinho (vendido para Lokomotiv da Rússia). A dupla é a que mais atuou pela beirada do campo na temporada do América e que dava ao time ofensividade pelas pontas. Mas, problema contornado com o incansável Felipe Azevedo e Matheusinho.
O gol saiu de uma jogada rápida, assim como toda a transição feita pelo América durante o jogo. Aos 31 da segunda etapa, Juninho, o melhor em campo, recebeu de presente de Mastriani uma bola dentro da área, e empurrou para as redes. Gol para coroar a excelente partida feita pelo Coelho e seu capitão.
O resultado faz o América chegar a nove jogos de invencibilidade no Brasileiro, recorde do time na competição, quebra um duplo tabu: nunca ter vencido o Corinthians no Independência e 11 anos sem vitória contra os paulistas pelo Brasileiro. Com a próxima partida somente no dia 28, jogadores ganharam folga. A reapresentação está marcada somente para a quinta-feira. Dias de folga antes de encarar a reta final de um longo ano.
A vitória dá ainda mais ânimo para alcançar os objetivos do clube na temporada. Além disso, consolida a arrancada na competição. Os 18 pontos somados no returno colocam o Coelho na liderança nesse período, junto do Palmeiras, líder isolado da competição. Mostra como o time mineiro conseguiu se acertar nos últimos jogos.
Há muito o América não olha para a debaixo da tabela e tem no concorrido G-6 seu desejo principal. Voltar a disputar a Libertadores pelo segundo ano seguido. Está jogando para isso e segue crescendo em campo. E ainda pode ver o G-6 virar G-8, a depender dos resultados de Copa do Brasil e Libertadores.
Tags: