Por Bruno Cassucci, Cahê Mota e Raphael Zarko — Doha, Catar
O atacante Neymar voltou ao centro de treinamento da seleção brasileira nesse sábado, oito dias após iniciar a recuperação da lesão sofrida no tornozelo direito. O camisa 10 é dúvida para as oitavas de final da Copa do Mundo do Catar, contra a Coreia do Sul, segunda-feira, às 16h (de Brasília).
Os laterais Alex Sandro e Danilo, outros que se recuperam de contusões, também acompanharam o grupo.
Danilo está em estágio mais avançado que os outros dois. O lateral-direito já treinou com bola, e a programação da equipe médica do Brasil era que ele fosse reintegrado ao grupo nesse sábado. Assim, estaria apto a enfrentar os sul-coreanos.
Já para Alex Sandro e Neymar estavam previstas atividades com bola em campo, mas separadamente dos outros atletas, para evitar impactos e jogadas mais bruscas.
O treino desse sábado é novamente fechado aos jornalistas, como tem acontecido recorrentemente no Catar. Em busca de privacidade e também para não mostrar a escalação antes dos jogos, Tite tem permitido que a imprensa acompanhe na íntegra apenas as atividades dos reservas.
Mais cedo, a Seleção confirmou que o lateral-esquerdo Alex Sandro e o atacante Gabriel Jesus estão fora da Copa por conta de lesões no joelho direito. Ainda não está definido se a dupla seguirá com a delegação brasileira no Catar.
Com tantos problemas, o Brasil tem duas dúvidas para o duelo das oitavas de final. Se Alex Sandro não tiver condições de atuar, Tite terá de improvisar na lateral esquerda. Nesse cenário, Danilo (que jogou nessa função algumas vezes na Juventus) e o zagueiro Marquinhos (que fez esse papel no segundo tempo do duelo contra Camarões) são os favoritos.
Já na frente, se Neymar não puder jogar, Fred e Rodrygo são mais cotados para substituí-lo.
Dessa forma, uma provável escalação do Brasil para enfrentar a Coreia do Sul tem: Alisson, Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro (Éder Militão ou Daniel Alves); Casemiro, Lucas Paquetá e Neymar (Fred ou Rodrygo); Raphinha, Richarlison e Vini Junior.
Tags: