Lateral-esquerdo Alex Sandro está recuperado de lesão, mas não teve escalação confirmada pelo técnico Tite. O Brasil deve ter a mesma formação que goleou a Coreia do Sul nas oitavas. A Croácia nunca venceu o Brasil e tenta quebrar essa escrita hoje
O Brasil enfrenta a Croácia nesta sexta-feira, 9, buscando uma vaga na semifinal da Copa do Mundo do Catar. O lateral-esquerdo Alex Sandro, ausente em dois jogos, estará à disposição, mas provavelmente como opção para o decorrer da partida.
Ao contrário da escalação de Neymar no último jogo, o técnico Tite não deu certeza de que Alex Sandro iniciará entre os titulares. O jogador treinou com o grupo nesta quinta, na véspera da partida, mas a atividade foi fechada à imprensa durante boa parte do tempo.
“A tendência é a não participação (no jogo), porque não há, ainda, um trabalho muito forte. São lesões diferentes (em comparação com Neymar) e eu tenho que ver com o departamento médico e físico a condição dele”, comentou Tite.
Com o reserva da posição, Alex Telles, cortado por lesão, Tite usou Danilo improvisado na esquerda contra a Coreia do Sul, com Militão na direita. Se Alex Sandro for titular, Danilo volta para sua posição de origem, na lateral direita. Caso contrário, o time será o mesmo que goleou a Coreia por 4 a 1 na segunda-feira.
A seleção brasileira nunca perdeu para a Croácia em cinco duelos ao longo da história. Até hoje, foram três vitórias brasileiras e dois empates. No Mundial, os dois encontros terminaram com vitória sul-americana, em 2006 e 2014.
O vencedor do embate vai encarar na semifinal o ganhador entre Argentina e Holanda, segundo jogo desta sexta-feira.
“Há uma qualidade técnica individual e coletiva, há uma resiliência, persistência, e para chegar ao alto nível, isso é preciso. Meu foco é repetir o padrão e fazer um jogo de excelência da seleção brasileira. Aí, quem for melhor vai passar”, avaliou Tite sobre o adversário desta sexta.
ATUAL VICE-CAMPEÃ
Se a Coreia do Sul chegou às oitavas como uma “zebra”, a Croácia foi ao Catar como a atual vice-campeã do mundo, depois de perder a final de 2018 para a França. Os croatas tiveram dificuldades na fase de grupos, classificando-se em segundo do grupo F, atrás do Marrocos. Já nas oitavas, passaram pelo Japão nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal.
Apesar da campanha irregular, embora invicta, a Croácia mantém uma virtude de 2018. Na última Copa, a seleção europeia passou nas oitavas e nas quartas nos pênaltis, e na semifinal foi até a prorrogação para vencer a Inglaterra.
FICHA TÉCNICA
Hora – 12h
Juiz – Michael Oliver (ING)
BRASIL
Alisson; Éder Militão (Alex Sandro), Thiago Silva, Marquinhos e Danilo; Casemiro, Lucas Paquetá; Raphinha, Neymar e Vini Jr; Richarlison. Téc.: Tite
CROÁCIA
Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol, Barisic; Modric, Brozovic, Kovacic; Kramaric, Livaja (Petkovic), Perisic. Téc.: Zlato Dalic
Tags: