Por Marcos Santos / Repórter do JORNAL DE FATO
Acabou a gordura! As derrotas seguidas para o ABC e a reação do Globo FC fizeram “sumir” a diferença de pontos do Potiguar sobre a concorrência na tabela de classificação do Campeonato Estadual. Agora, o time mossoroense precisa somar pontos nas últimas três rodadas para garantir ultrapassagem de fase no campeonato.
Situado no grupo B, o Potiguar soma os mesmos 5 pontos do Globo, mas segue na zona de classificação pelo 3º critério de desempate (gols pró) por ter feito mais gols em relação ao oponente – 8 contra 2. O líder da chave é o América com 13 pontos e com a classificação teoricamente assegurada com rodadas de antecedência.
Até os jogos contra o ABC, o Potiguar apresentava três pontos de diferença sobre o Globo e quatro em relação ao Força e Luz, e tinha assim gordura para queimar.
No entanto, a diferença para o Globo “desapareceu” com a vitória de time de Ceará-Mirim sobre o Potyguar de Currais Novos por 2x1 e a derrota do próprio alvirrubro para o ABC por 3x1, na rodada do fim de semana. O empate do Força e Luz com o Santa Cruz também reduziu de quatro para três pontos de diferença. Apenas dois da chave avançam à 2ª fase.
A situação apertada na tabela acende o sinal de alerta para o time mossoroense, aumentando o grau de pressão e cobrança por resultados.
O próximo jogo do Potiguar será domingo, 5, em Currais Novos, contra o xará local. O meia/ala Giovanni, com três cartões amarelos, e o centroavante Robert Fischer, expulso contra o ABC, terão de cumprir suspensão e irão desfalcar o alvirrubro mossoroense.
DERROTA E INSTABILIDADE EMOCIONAL
No domingo, 29, no Estádio Nogueirão, o Potiguar abriu o placar com Robert no 1º tempo, mas cedeu à virada no placar para o ABC por 3x1. Raphael Luz, Felipe Garcia e Maycon Douglas fizeram os gols da vitória.
A arbitragem de Alciney Santos foi bastante questionada pelos alvirrubros por não ter expulsado o volante Walfrido numa entrada dura em Márcio Mossoró quando o jogo estava 1x0, e por não ter assinalado um pênalti de Bruno Lima em Wellington Sabão quando a partida estava empatada naquele momento em 1x1.
Após o gol de empate do ABC marcado por Raphael Luz, o time mossoroense se “desmoronou” em campo e sofreu mais dois gols no finzinho da partida, por meio dos atacantes Felipe Garcia e Maycon Douglas, numa clara demonstração de instabilidade emocional.
O próprio Márcio Mossoró, em entrevista após a partida, reconheceu o desequilíbrio de sua equipe quando sofreu o gol de empate.
“Nossa equipe mais uma vez se abateu na hora do gol, a gente precisa mudar isso, precisamos entender que às vezes vamos sofrer o gol, mas precisamos ter uma reação boa, temos que seguir firme no jogo. Então, o time deixou a desejar mais uma vez nesse momento difícil da partida”, disse ele, referindo-se ao jogo anterior, contra o próprio ABC, quando o Potiguar abriu o placar e após ceder ao empate, descontrolou-se e acabou goleado por 5x1, no Frasqueirão, em Natal.
Tags: