Por Marcos Santos / Repórter do JORNAL DE FATO
Motivos não faltam para acreditar em um jogo movimentado neste sábado, 4, em Currais Novos, entre o Potyguar local e o Potiguar de Mossoró, no complemento da 6ª rodada da 1ª fase do Campeonato do Rio Grande do Norte.
Em seus grupos, as equipes estão bem posicionadas e necessitam da vitória para seguir dentro da zona de classificação. Quem vencer dará passo gigante rumo ao quadrangular decisivo do campeonato. No jogo de ida, em Mossoró, há duas semanas, saiu empate por 1x1.
Também há uma rivalidade entre os dois potiguares e que foi construída e alimentada nos últimos tempos. Ano passado, ambos fizeram um jogo tenso e conturbado no Estádio Coronel José Bezerra, local da partida de amanhã. Durante o 1º tempo, o jogo foi paralisado por 21 minutos após o árbitro Tarcísio Flores da Silva assinalar pênalti para o Potiguar e expulsar o lateral-esquerdo Gabriel Silva, do time currais-novense.
A Polícia Militar precisou entrar em campo para proteger a arbitragem, visto que os atletas do time local estavam inconformados com a marcação do pênalti. Segundo eles, houve interferência fora das quatro linhas, induzindo o juiz a assinar o pênalti.
A partida terminou empatada em 2x2. Tarcísio Flores aplicou nove cartões, sendo oito amarelos e um vermelho. Depois do jogo, a PM voltou a trabalhar para acalmar o ânimo, principalmente dos torcedores locais.
A rivalidade entre as equipes também foi acentuada recentemente. Há praticamente duas semanas, ambos se enfrentaram pelo jogo de ida, em Mossoró, e após a partida o zagueiro Cleyton, do Potyguar de Currais Novos, queixou-se de atitude antidesportiva de alguns atletas do time mossoroense, citando inclusive o meia Wilson.
“Eles pensam que são time grande; são iguais a gente, a camisa é a mesma. O ‘deizinho’ deles (Wilson) falando besteira, mas tem o jogo da volta; lá (Currais Novos) o caldo vai engrossar”, disse ele ao repórter Gilberto Dantas, da 93 FM, em tom de ameaça, referindo-se ao jogo deste sábado.
Nos últimos 20 anos, as equipes se enfrentaram 13 vezes em jogos válidos pelo Campeonato Estadual, com vantagem para o alvirrubro mossoroense. Foram 13 jogos com 7 vitória do Potiguar, 5 empates e uma vitória do leão seridoense. Nessas partidas, o Potiguar marcou 25 gols, enquanto o Potyguar com “y” balançou as redes 12 vezes.
ÁRBITRO DA CBF
Diante da importância do jogo, a Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol (CEAF/RN) decidiu escalar um árbitro experiente e acostumado com grandes jogos em nível nacional. Caio Max é quem vai comandar a peleja, a partir das 16h, no Bezerrão, com assistência de George Ítalo e Reinaldo de Souza.
Tags: