Por Marcos Santos – Da Redação
Novo técnico do Potiguar, o pernambucano Júnior Câmara começou a pôr a “mão no time” visando o Quadrangular do Campeonato Estadual. Esse momento é especial para Júnior, porque ele está fazendo o seu debut ao comandar uma equipe profissional de forma efetiva no cargo, sendo grato ao alvirrubro mossoroense pela oportunidade.
De acordo com ele, a transição na carreira – saindo das bases para treinar atletas profissionais – está sendo feita da forma como ele planejou, recebendo apoios e diante de um cenário que lhe permita mostrar trabalho e conhecimentos.
“Não encaro como desafio, mas uma grande oportunidade. O Potiguar vai me oferecer um calendário anual, com bons atletas, muita força de vontade para querer crescer, acho que são ingredientes que vão me fortalecer e ajudar para fazer a transição da forma como sempre planejei”, disse ele no contato com a reportagem do de Fato.
“Entendo que o futebol profissional tem suas diferenças, mas também tem suas particularidades que ajudam o processo (de transição), como o de trabalhar com jogadores experientes. Encontrei aqui alguns atletas experientes que têm ajudado no dia a dia, a gente tem conversado muito, vai ser natural como todos grandes treinadores que passaram por esse momento de transição e não será diferente comigo. Espero que seja com êxito, construindo um ambiente de confiança, e acredito muito que o ambiente é o maior responsável para que o sucesso da equipe aconteça a médio ou longo prazo”, completou.
Júnior Câmara, 43 anos, é formado em Educação Física pela Universidade de Pernambuco, é Especialista em Futebol pela Universidade Federal de Viçosa/MG, e possui certificado de conclusão de curso de treinador com Licenças A e B da CBF. Foi técnico das bases em clubes de estrutura do Nordeste, como Fortaleza e Sport, com várias conquistas. Também dirigiu de forma interina a equipe principal do Sport, e também foi auxiliar-técnico da Seleção Brasileira Sub-17.
No primeiro contato com a diretoria executiva do Potiguar, Júnior Câmara admitiu otimismo pelo que conversou e ouviu, acreditando que clube está no caminho certo.
“As pessoas que hoje comandam o Potiguar têm ideias muito maiores do que o clube se encontra hoje. É início de um projeto, mas com ideias e trabalho, para daqui a um tempo médio ou até longo prazo o Potiguar possa vir almejar coisas maiores. Acho que são pessoas sérias, de boas ideias, e eu vim para somar nesse projeto e espero ajudar”, disse ele.
Sua estreia será neste sábado, 25, contra o ABC no Estádio Nogueirão, abrindo o Quadrangular – equivalente à 2ª fase do campeonato. Júnior vai praticamente manter o que vinha sendo feito pelo técnico antecessor, Emanoel Sacramento.
“Difícil nesse momento fazer mudanças bruscas, não seria inteligente de minha parte pegar uma fase final de campeonato, aonde os atletas já vêm trabalhando há mais de dois meses com a ideia do outro treinador, então nesse momento não vou fazer grandes mudanças. Óbvio que durante a semana pequenas coisas vão ser passadas e com o passar do tempo, acho que lá para o 3º jogo, algo mais da minha cara ficará claro para o torcedor. É uma decisão em cima da prudência, não fazer grandes mudanças, mas a cada semana sim, colocando ideias novas na medida em que o grupo for assimilando”, comentou.
O novo técnico alvirrubro vai preparando o seu time para sábado com base também em análise dos jogos que viu do ABC na Copa do Nordeste e também no Estadual.
“Já vinha observando (o ABC) por acompanhar a Copa do Nordeste e após acertar com o Potiguar também nos jogos do Estadual aqui do Estado. Um clube que tem nível alto de investimento e por consequência possui jogadores com experiência em campeonatos de series maiores, como uma Série B, por isso é favorito junto com América. Mas com certeza nós podemos fazer algo a mais, e é nisso que estou acreditando. Estou acompanhando muitos jogos do ABC, já conhecemos os jogadores, o estilo do treinador, sua ideia de jogo, agora nos resta trabalhar na semana para que possamos otimizar o que temos de bom e melhorar aquilo que podemos melhorar”, concluiu.
Tags: