O ABC volta a campo nesta quarta-feira, 1º, para enfrentar o Tuntum-MA, no estádio Rafael Seabra, para realizar sua estreia na Copa do Brasil, a competição que melhor premia os clubes participantes no país. Para se ter uma ideia, cada minuto em campo valerá ao clube potiguar R$ 15,55 mil, que passando para segunda fase irá enfrentar o Vasco (vencedor do duelo diante do Trem-AM), acrescentando ao cofre uma cota de R$ 1,4 milhão.
Como são quantias milionárias, equipes emergentes não podem se dar ao luxo de abrir mão de uma quantia, que certamente irá agregar muito ao planejamento financeiro do clube. Na partida que terá início às 19h, na cidade de Tuntum, a ordem do treinador Fernando Marchiori é superar o cansaço e vencer, mas isso sem perder o respeito pelos donos da casa, que prometem incomodar.
Além de todo incômodo da viagem, que teve de ser concluída de ônibus entre São Luiz e Tuntum, quando a delegação abecedista teve de enfrentar um trajeto de mais 5h30, para percorrer uma distância de 373 Km entre as duas cidades. O clube potiguar não irá encontrar um campo em boas condições no estádio Rafael Seabra. Na visita realizada ao estádio, alguns membros da comissão técnica do representante potiguar tiveram a oportunidade de ver que o ABC terá muitas dificuldades e, também, se superar para deixar o Maranhão com a vaga garantida na segunda fase.
Dentro da nova fórmula de disputa da Copa do Brasil, o clube melhor colocado no ranking do futebol nacional, visita o adversário em posição inferior na primeira fase, atuando com a vantagem do empate. Então, para amenizar algumas condições desfavoráveis neste primeiro confronto, o treinador Fernando Marchiori pretende fazer um bom uso do regulamento, com a finalidade de atuar no erro dos adversários.
A meta é segurar o ímpeto do adversário e explorar a fragilidade defensiva dos maranhenses, que nas oito partidas oficiais realizadas na temporada, balançou a rede do adversário 12 vezes, mas, por sua vez, acabou sendo vazado em 11 oportunidades. Além disso, faz quatro rodadas que o Tuntum não sabe o que é vitória pelo campeonato maranhense, emplacando uma sequência de três empates e uma derrota.
O Tuntum, que na edição do ano passado recebeu o Cruzeiro em seu estádio, acredita que pode inverter a vantagem do ABC e se aventurar na segunda fase da Copa do Brasil frente a outro gigante do futebol nacional. Fato visto pelos torcedores locais como a cereja do bolo para o clube em 2023.
A preparação do Tuntum para encarar os potiguares permitiu ao treinador Dejair Ferreira realizar uma série de ajustes táticos e técnicos. Para avançar de fase na competição nacional, o “Leão dos Cocais” terá que derrotar o atual campeão potiguar dentro dos noventa minutos regulamentares.
Dejair Ferreira falou da expectativa do grupo para o importante duelo desta quarta-feira, antecipando que a equipe tuntuense está treinando firme para avançar à segunda fase da Copa do Brasil. Apesar da certa dose de otimismo na obtenção do resultado positivo, o comandante do Tuntum pregou respeito aos potiguares.
"A preparação está sendo boa, os atletas que se incorporaram ao elenco há pouco tempo, já assimilaram bem a maneira como a gente gosta de jogar. Vamos enfrentar um adversário que já tem uma base do ano passado, mas estamos bem confiantes em fazer um bom jogo e passar de fase, que é o nosso objetivo dentro da Copa do Brasil", afirmou o Dejair.
Tags: