Domingo, 19 de janeiro de 2025

Postado às 11h15 | 29 Mar 2023 | redação ABC encara o Sport na Ilha do Retiro para tentar ir à final da Copa do Nordeste

Crédito da foto: Rennê Carvalho/ABC Felipe Garcia, em boa fase, é o atilheiro do Alvinegro, com 11 gols

Vivendo um bom momento na temporada e disposto a garantir uma vaga na final da Copa do Nordeste, o que persegue desde a temporada de 2010, o ABC volta a campo hoje para encarar o Sport, na Ilha do Retiro-PE, na partida cujo início está previsto para às 21h30. Por se tratar de um jogo único, os pernambucanos possuem apenas a vantagem do mando de campo e se o confronto acabar empatado, a classificação será definida na cobrança de pênaltis. O Leão tem 51 gols em 20 jogos, com média de 2,55 por partida. O ABC fez 48 em 21 compromissos (2,2 por duelo). 

As duas equipes possuem campanhas semelhantes no ano, com o Leão levando uma ligeira vantagem, o que torna o prognóstico dessa partida completamente indefinido. Se for levado em consideração os números da Copa do Nordeste, o Sport tem a vantagem, ele marcou 22 pontos, contra 17 do time potiguar, juntando a primeira e a segunda fases. O ataque do adversário também se mostra poderoso, uma vez que conseguiu furar a defesa dos adversários 22 vezes.
 
Sob o comando do técnico Enderson Moreira, o Sport tem 15 vitórias, quatro empates e apenas uma derrota, somando jogos pela Copa do Nordeste e Campeonato Pernambucano.
 
Mas se tem uma questão que não causa temor na equipe comandada por Fernando Marchiori são os jogos como visitante. Nos números apresentados pela assessoria de imprensa, levando em consideração, inclusive, os jogos de preparação durante a pré-temporada, o Alvinegro tem se mostrado um visitante indigesto. Nos 12 confrontos realizados, ele conseguiu 5 vitórias, três empates e sofreu quatro derrotas, dessas, duas foram na competição regional, para o próprio Sport e para o CRB, quando a comissão técnica enfrentou alguns problemas para escalar a equipe devido ao grande número de baixas.
 
"A equipe do ABC é muito qualificada, tem bons jogadores e, com certeza, vai nos trazer dificuldades. Mas vamos jogar em casa, com o apoio da nossa torcida, que tem sido fundamental para o nosso time e esperamos conseguir a classificação para a final da Copa do Nordeste”, afirmou Edinho, atacante rubro-negro.
 
Esse é o segundo ano consecutivo que o clube pernambucano chega na semifinal, na temporada passada o Sport fez a final contra o Fortaleza e perdeu e, agora, volta a perseguir a conquista do título de campeão nordestino, condição que não alcança desde 2014. O comandante da equipe, Enderson Moreira fez questão de elogiar o feito do time e salientou a dificuldade da competição, na qual, segundo ele, há muitos clássicos e times com investimento superior ao do Rubro-Negro.
 
“É uma classificação dentro de uma competição extremamente difícil. Uma equipe como o Sport precisa estar dentro de uma disputa assim e chegar entre os quatro contra grandes equipes em uma competição que é regional, com muitos clássicos e equipes com mais investimento que a gente é muito importante”, afirmou.
 
O treinador Fernando Marchiori sabe que para ter sucesso em mais esse grande desafio, terá de montar um esquema defensivo forte. A finalidade é neutralizar o poder ofensivo dos pernambucanos, que não estão tomando conhecimento dos adversários na Ilha do Retiro, onde costumam imprimir um ritmo muito forte de jogo.
 
Inicialmente a tarefa vai ser quebrar esse ritmo do adversário, usando como arma a própria falta de paciência dos torcedores, uma vez que o favoritismo está todo do lado adversário. Quanto mais tempo conseguir segurar as investidas do Leão, mais aumentará a possibilidade de encaixar um bom ataque, assim como ocorreu no jogo contra o Vasco pela Copa do Brasil, quando os natalenses tiveram uma chance clara na reta final do segundo tempo, onde poderiam confirmar a classificação ainda dentro do tempo regulamentar. Além de ter um grupo com mais opções ofensivas nas mãos, outro fato que deve favorecer a equipe alvinegra foi o bom período de descanso, com a quebra da maratona que a equipe estava envolvida. 
 
Os dois jogos da decisão do título da Copa do Nordeste estão previstos para os dias 19 de abril e 3 de maio. A única chance de o ABC trazer a finalíssima para Natal será com a passagem do Ceará, que ainda assim tem de superar o Fortaleza nos pênaltis. Já o ABC terá de vencer o Sport no tempo regulamentar. Neste caso os potiguares levariam vantagem nos critérios de desempate e fariam o jogo de volta da decisão, no Frasqueirão. O clássico cearense também será realizado nesta quarta-feira. 
 
Fonte: Tribuna do Norte

Tags:

ABC
Sport
Copa do Nordeste

voltar