Quinta-Feira, 28 de novembro de 2024

Postado às 10h00 | 04 Abr 2023 | redação Inter estreia na Libertadores em busca de retomada após início oscilante em 2023

Crédito da foto: Reprodução Mano Menezes é o técnico do Internacional

Por Bruno Halpern e Bruno Ravazzolli — Porto Alegre

A estreia do Inter na Libertadores está cercada de incertezas e expectativas. Em busca de retomada após queda no Gauchão, a equipe de Mano Menezes encara o Independiente Medellín, às 21h, no Atanasio Girardot, pela primeira rodada do Grupo B, no dia que completa 114 anos.

O início de temporada instável, com eliminação e atuações oscilantes, aumenta a pressão para o "presente" no começo do torneio continental. O desempenho no primeiro trimestre, com seis vitórias, seis empates e uma derrota, levantou dúvidas externas sobre o trabalho conduzido por Mano e a qualidade do time e do grupo.

Apesar da desconfiança, o ambiente em solo colombiano é de otimismo por uma vitória. Os jogadores estão cientes da importância do confronto desta noite. O Inter reconhece que há necessidade de resposta imediata para recuperar moral e evitar uma eventual onda negativa.

— A cobrança sempre vai ter porque estamos em um clube grande. Sabemos da importância do jogo com Independiente e da responsabilidade que temos. Trabalhamos muito para chegarmos aqui. Só os times grandes jogam esta competição e vai ser muito difícil. Temos que estar preparados — destacou o argentino Mercado.

Mano teve oito dias de preparação para o duelo na Colômbia. A maioria dos treinos aconteceu com portões fechados. A comissão técnica buscou identificar e corrigir os problemas coletivos e individuais apresentados pela equipe. Internamente, é consenso de que o grupo tem condições de dar a volta por cima.

A expectativa é que o time seja mais competitivo e intenso e demonstre evolução nos quesitos defensivos e ofensivos. Experiente em jogos deste quilate, Gabriel Mercado, provável capitão por se tratar de um atleta estrangeiro, diz que é preciso ter força física e mental para suportar as dificuldades.

— O Mano sabe perfeitamente das coisas que fizemos mal. Ele está nos detalhes, tentando encontrar o nível do ano passado. A expectativa se renova, competição nova. Voltei à América do Sul para vivenciar isso e me gera muita expectativa. Sabemos que temos que estar próximos do nosso nível máximo porque a Libertadores é assim — manifestou Mercado.

Apesar de não ter vencido o Caxias nas semifinais do Gauchão, a atuação no Beira-Rio serve de modelo para a estreia. O time-base será mantido, mas mudanças pontuais podem ocorrer. Johnny deve ser titular. Sem Renê, Thauan Lara é o favorito.

O histórico recente é um trunfo para o Inter entrar confiante em campo. Sem perder para colombianos desde 2015, o Colorado se agarra ao retrospecto recente contra o DIM. No ano passado, pela Sul-Americana, foram duas vitórias. Mercado, no entanto, projeta um jogo diferente.

— Temos que estar preparados, vai ser um jogo completamente diferente do ano passado, outra competição, outra cidade, vão jogar em casa, com torcida, não vai ser fácil. Libertadores não é fácil — concluiu.

O provável Inter para enfrentar o Independiente Medellín tem: Keiller; Bustos, Mercado, Vitão e Thauan Lara; Johnny, De Pena, Mauricio, Alan Patrick e Wanderson (Pedro Henrique); Luiz Adriano.

A estreia colorada na Libertadores acontece na noite desta terça, às 21h, no Atanasio Girardot, em Medellín. No outro jogo do grupo, Metropolitanos e Nacional se enfrentam em Caracas, na Venezuela, às 23h.

Tags:

Libertadores
Internacional
Independiente Medellín
futebol

voltar