Por Marcos Santos / Repórter do JORNAL DE FATO
Potiguar e Santa Cruz de Natal se enfrentam nesta quarta-feira, 12, em um jogo que ganhou ares decisivos por conta da interpretação dúbia do regulamento da competição. O time mossoroense entende que a 3ª colocação no geral se dá por meio da soma dos pontos considerando a primeira e a segunda fases do Campeonato Estadual, enquanto o tricolor natalense acredita que tal questão se aplica somente a pontuação do Quadrangular, equivalente à 2ª fase. O duelo começa às 20h, no Estádio Nogueirão, e marca a despedida das duas equipes na edição 2023.
Ambos foram eliminados da fase final, então só restou à briga pela 3ª posição no geral, que oferta vaga à Pré-fase da Copa do Nordeste de 2024.
O regulamento especifico do Estadual em seu artigo 6, parágrafo único, que se refere ao Quadrangular, diz que “as duas equipes desta fase que não forem classificadas para a fase final, serão classificadas como 3ª e 4ª colocadas na classificação geral do campeonato, obedecendo como critério de desempate entre as duas a soma da pontuação ao longo de toda a competição, ou seja, 1ª e 2ª fases somadas”.
Em sua interpretação, o Potiguar acredita que a 3ª posição no geral é a soma geral dos pontos obedecendo as duas fases e por esse viés o time já tem garantido tal classificação, pois soma 16 pontos contra 12 do Santa Cruz, não podendo ser mais ultrapassado pelo oponente.
Já o tricolor entende que somente os pontos do Quadrangular é que vão definir a 3ª posição no geral, e o trecho que diz “critério de desempate” seria no caso de as duas equipes terminarem empatadas (em pontos) nessa fase, e se aplicaria a soma da pontuação ao longo do campeonato para o desempate.
Nesse sentido, o Santa Cruz estaria na briga e caso vença o jogo de hoje à noite o time terminaria na 3ª colocação. No Quadrangular, o Potiguar soma 4 pontos, contra 3 do Santa Cruz.
A polêmica promete render até mesmo depois do jogo, caso o Potiguar perca a partida. Isso porque, nos bastidores do clube, há um sentimento entre os dirigentes de rever a situação na Justiça Desportiva do Estado.
Para a partida, o time mossoroense não terá o zagueiro Victor Souza, suspenso, e o volante Azevedo, desligado. O centroavante Robert, que sentiu incômodo muscular no último jogo, é dúvida. Em compensação, o meia-atacante Wilson se recuperou de uma virose e reforça a equipe.
FICHA TÉCNICA
Local – Estádio Nogueirão
Hora – 20h
Juiz – Tarcísio Flores da Silva
POTIGUAR
Diego Almeida, Geovani Silva, Wallace, Anderson Júnior e Gabriel Silva; Sidney, Giovanni e Romeu; Wilson, Robert (Paulinho) e Márcio Mossoró. Téc.: Júnior Câmara
SANTA CRUZ
Bruno Fuso, Rennê, Pedro, Arthur Henrique e David Maranhão; Pereira, Figueiredo e Anderson; Michel, Vitinho e Wesley Pimbinha. Téc.: Léo Goiano
Tags: