Por Letícia Marques — Rio de Janeiro
A vitória do Flamengo em cima do América-MG por 2 a 0 encerrou a primeira fase do Brasileirão sub-20. Pelo terceiro ano consecutivo, o Rubro-Negro vive a melhor campanha nesta fase da competição. São 21 pontos conquistados em 27 disputados: sete vitórias e duas derrotas.
O Flamengo é o líder do Grupo A e se classificou para as quartas de final, onde enfrentará o Athletico-PR. O bom desempenho faz o Fla decidir em casa. O Corinthians ficou com a segunda melhor campanha, com 18 pontos.
- A gente está muito feliz com toda a entrega desse grupo. Estamos passando por um processo de adaptação a tudo aquilo que está acontecendo dentro do clube. Vivemos momentos distintos dentro da competição. Chegamos a alcançar quatro vitórias consecutivas, depois veio uma derrota em casa, e finalizamos a primeira fase com duas vitorias seguidas e a melhor campanha geral. Essa sequência de terminarmos em primeiro na fase classificatória evidencia todo trabalho que é realizado com toda comissão e profissionais gabaritados em todos os setores no Ninho do Urubu - disse Mário Jorge, técnico da categoria.
O processo de adaptação o qual o treinador se refere é o fato da base ceder alguns atletas para o profissional. Ao todo, seis jogadores estão com a delegação de Jorge Sampaoli e por isso não atuam com o sub-20. São eles: Wesley, Igor Jesus, Matheus França, Matheus Gonçalves, Victor Hugo e Cleiton. Além disso, Mário Jorge não pode contar com Evertton, em recuperação de uma fratura na tíbia.
- Importante ressaltar que esse trabalho vem sendo feito de médio a longo prazo. Nos deixa muito satisfeito esses números e só reforça esse apoio de nossa diretoria e todo apoio que a gente tem com o futebol profissional. Nós estamos no quinto mês do ano e já tivemos 13 atletas atuando pelo menos uma partida no futebol profissional com idade de sub-20 e 25 sendo relacionados - disse Luiz Carlos de Azevedo, Gerente Geral do futebol de base, antes de continuar:
- É um trabalho que reforça os processos de alinhamento que o Flamengo tem nas suas categorias de base com o profissional. E isso faz com que fiquemos ainda mais desafiados em melhorar esse processo de formar cada vez melhor os atletas, buscar novas conquistas e, acima de tudo, prepará-los para nossa equipe principal - encerrou o dirigente em contato ao ge.
A realização do Mundial Sub-20, que está marcado entre os dias 20 de maio e 11 de junho, na Argentina, faz com que o calendário da base tenha uma folga nas datas do Campeonato Brasileiro da categoria. Em meio a isso, Mário Jorge já projeta o planejamento do segundo semestre.
- A partir de agora vamos buscar objetivos distintos. Temos o Campeonato Carioca pela frente e nosso objetivo é chegar à final, que nos habilita a jogar a Copa do Brasil em 2024. E tentar fazer o melhor no mata-mata do Brasileiro. Já sabemos que nosso adversário será o Athletico-PR, que tem uma grande equipe e um trabalho de base forte. Acredito que no Campeonato Brasileiro Sub-20 não tenha adversário fácil e todos os clubes investem muito na base. Vamos tentar fazer nosso melhor, buscar um resultado positivo no mando deles, e tentar trazer o que for possível de vantagem aqui pro Rio de Janeiro - analisou o treinador.
O Flamengo volta a campo contra o Resende, na próxima segunda-feira, às 15h (de Brasília), na Gávea. A partida será válida pela Taça Guanabara.
Tags: