Por Jornal de Fato
Natal – O dia que os torcedores potiguares mais aguardavam chegou. Nesta quarta-feira, 17, a partir das 20h, será conhecido o campeão estadual de 2023, quando ABC e América estarão em campo na luta pela conquista de mais um título. Por ter vencido o jogo de ida, na Arena das Dunas, o “time vermelho” chega ao Frasqueirão necessitando apenas empatar para levantar a taça. Ao alvinegro só resta à vitória, que se for por um gol de diferença leva a decisão para os pênaltis e acima desse placar garante direto o título.
O prognóstico para esse duelo é complicado, uma vez que as duas equipes chegam para decisão vivendo as suas piores fases na temporada. O ABC não sabe o que é vencer uma partida desde o dia 9 de abril, quando bateu o Santa Cruz pela segunda fase da competição caseira. O resultado disso foi o fim da “lua de mel” com o técnico Fernando Marchiori, que acabou chegando a um acordo para deixar o comando do clube no último domingo.
Além disso, os atletas estão se sentindo pressionados devido à ação de um grupo de torcedores de facções organizadas abecedistas, que invadiu o Frasqueirão e impediu a continuidade do treino da última sexta-feira, apenas para tirar satisfação com o elenco, fazer cobranças e prometer fazer o caldeirão ferver, caso a equipe não faça as pazes com a vitória.
Sem Fernando Marchiori no banco de reservas, quem vai comandar a equipe na final do Estadual é o membro da comissão técnica permanente do alvinegro, o ex-jogador Tostão, que assumiu provisoriamente na segunda-feira e, basicamente, não teve tempo para trabalhar nada de novo. Além da conversa para tentar ajustar alguns pontos falhos, a ele resta apenas torcer para que mais alguns titulares ganhem condições de encarar o rival.
Como é decisão, nenhuma informação neste sentido ultrapassa o muro do CT Alberi Ferreira de Matos, onde os trabalhos estão sendo realizados com portões fechados para torcedores e imprensa. Neste caso, o ABC deixa claro que vai apostar no mistério e na "ditadura da tranquilidade" para tentar surpreender um velho e conhecido adversário.
Em relação ao América, onde o novato treinador Thiago Carvalho ainda tenta encontrar a equipe ideal, o único titular absoluto da equipe, o atacante Wallace Pernambucano, está fora da partida decisiva. O “El Tanque” foi expulso no primeiro encontro depois de acertar um tapa no rosto do zagueiro abecedista Habraão. Logo terá de cumprir suspensão automática e vai ficar apenas na torcida para que os companheiros consigam segurar o ímpeto adversário e garantam a conquista do Estadual.
Classificado como uma das prioridades do clube para 2023, a conquista irá abrir para o América as portas da fase de grupos da Copa do Nordeste, competição da qual o clube se encontra afastado há alguns anos, bem como vai garantir a participação na Copa do Brasil do próximo ano também. O nível de importância da disputa local aumentou mais ainda, porque pode marcar ainda a primeira conquista do América S.A.
Tags: