Por Giba Perez — Rio de Janeiro
O Botafogo venceu o Fluminense no estádio Nilton Santos pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro por 1 a 0, gol do zagueiro Victor Cuesta. Essa é a quarta vitória em quatro partidas do time jogando em casa do Brasileirão, onde inaugurou o novo gramado sintético na primeira rodada do torneio. Ao todo, são sete partidas no Nilton Santos desde a reinauguração, com seis vitórias e um empate.
A grama sintética é um tema sempre muito abordado no futebol brasileiro, começando pela Arena da Baixada, do Athletico-PR, passando pelo Allianz Parque, do Palmeiras, e agora no Nilton Santos. Técnico do Botafogo, Luís Castro elogiou o piso e destacou como um motivo do bom desempenho da equipe em casa.
- Sou um defensor do gramado natural. Ponto. Entre um gramado artificial bom e um gramado natural ruim, eu prefiro o artificial bom. Sei que o jogador vai ter mais qualidade no jogo. Por isso que falo tanto que a CBF tem que olhar para os gramados porque acho que é determinante termos as ferramentas próprias para desempenhar o trabalho. Não é só adquirir jogadores de qualidade e colocar em qualquer várzea para jogar.
"Acho que a grande diferença entre o nível de apresentação da equipe também tem a ver com o que é a qualidade do gramado. Não é só isso, mas também tem a ver", completou.
Quem também comentou sobre o piso do Nilton Santos foi o atacante Júnior Santos. O camisa 37 destacou como a grama impacta no jogo do time e se encaixa com as características da equipe montada por Castro.
- O gramado é bom e rápido. Com a tecnologia, dá uma velocidade maior, a bola roda mais. Não tem buraco. Para o time, é melhor. Comparado com lá fora, nosso futebol é mais lento. Com ele, o jogo fica mais rápido - destacou Júnior Santos.
O piso do Niltão também foi motivo de zoação do clube nas redes sociais citando que Cuesta fez o gol sobre o Fluminense "deitado no gramado Fifa Quality Pro". O presidente tricolor Mário Bittencourt questionou a instalação do gramado artificial no estádio.
Liderando o Brasileirão, o Botafogo embarca para o Peru onde enfrenta o Universidad César Vallejo, time treinado pelo ídolo alvinegro Loco Abreu, pela quarta rodada da Copa Sul-Americana. O Glorioso é o segundo colocado do grupo A, com cinco pontos, atrás da LDU, que tem sete.
Tags: