Por Letícia Marques e Thayuan Leiras — Rio de Janeiro
O Flamengo está focado em continuar a série de vitória contra o Grêmio no próximo domingo, às 18h30 (de Brasília), no Maracanã, pelo Brasileiro, mas também conta as horas para a chegada da data Fifa. A partir da próxima segunda-feira, o clube terá um período de 10 dias de brecha no calendário.
O ge detalha as razões para a pausa ser tão aguardada no Ninho do Urubu. As explicações passam pela recuperação física dos atletas e o tempo para melhorar o gramado do Maracanã.
As críticas ao estado da grama foram feitas publicamente por Jorge Sampaoli na coletiva após a vitória em cima do Racing. O treinador exigiu melhorias para o clube e não descartou jogar em outro local em função do estado do gramado.
Quase 70 mil pessoas vieram ver um jogo de futebol nesse tipo de gramado. O gramado também precisa melhorar, os domínios são diferentes, a aceleração é difícil. Seguimos pedindo ao clube para que intervenha na melhoria do campo de jogo, ou na possibilidade de jogar em outro lugar - disse Sampaoli.
A tentativa de recuperação já começou. Na última sexta-feira, um dia após a partida contra o Racing, a empresa que presta o serviço fez intervenções para minimizar o problema e iniciar os próximos passos, que serão dados na data Fifa. Foi feita aplicação de sementes de inverno para balancear o crescimento reduzido da grama atual durante esse período do ano.
O jogo entre Flamengo x Grêmio será o 39º do Maracanã na temporada 2023.
Após o procedimento, o gramado descansa no sábado, recebe o Flamengo x Grêmio no domingo e respira em um período de descanso de 10 dias, até o Fluminense x Atlético-MG, no dia 21 de junho.
Recuperação dos atletas
O discurso interno é de que a pausa será importante para conseguir recuperar os atletas que transitam pelo departamento médico. Com o Flamengo disputando Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil, o calendário fica corrido, os espaços para os jogos reduzem e o tempo de recuperação está longe do ideal.
Não à toa, Everton Ribeiro revelou que atuou com dores no jogo contra o Racing na última quinta-feira e comemorou a recuperação no período de data Fifa. Arrascaeta também seguiu o discurso de sofrimento do elenco com a sequência de partidas.
- Estamos jogando a cada três dias, então, a recuperação não dá para ficar 100%. Mas voltando de uma lesão que foi complicada. Vai ser muito importante para mim agora essa folga que a gente vai ter para recuperar bem e, quando voltar, voltar 100%. Vai ser bom para recarregar energias e voltar ainda melhor. Vamos ter um tempinho para trabalhar mais e melhorar o que tem que melhorar. Mas também para a gente fechar tudo e estar 100% porque o ano depois é muito longo ainda e temos muitos jogos importantes - dissee o uruguaio.
O camisa 14 é um dos nomes que recebe mais atenção do departamento médico. O uruguaio desfalcou o Fla em algumas oportunidades nesta temporada. Em março, atuou contra o Vasco no dia 19 e, depois, voltou a campo somente no dia 4 de maio, contra o Racing.
Na sequência, o meia emplacou quatro partidas e voltou a ficar fora. Arrascaeta não atuou contra Corinthians, Ñublense e Cruzeiro por conta de dores na coxa. O uruguaio voltou a campo contra o Fluminense, no dia 1º de junho, e participou das partidas contra Vasco e Racing.
O último compromisso do Flamengo antes da data Fifa é contra o Grêmio, no domingo, às 18h30 (de Brasília), no Maracanã. O Rubro-Negro volta a campo contra o Red Bull Bragantino somente no dia 22 de junho, no Nabi Abi Chedid.
Tags: