Segunda-Feira, 06 de maio de 2024

Postado às 16h00 | 30 Jun 2023 | redação Castro comunica a John Textor que aceitará a proposta do Al-Nassr e deixará o Botafogo

Crédito da foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo Luís Castro em sua última partida pelo Botafogo, contra o Magallanes

Por João Pedro Fragoso e Thales Machado — Rio de Janeiro

A novela entre Luís Castro, Botafogo e Al-Nassr finalmente chegou ao fim. Em reunião nesta sexta-feira, o técnico português comunicou a John Textor, dono da SAF do alvinegro, que aceitará a proposta do clube árabe e deixa o time carioca após um ano e três meses.

Durante sua passagem, Castro teve um aproveitamento de 58,7% — foram 80 jogos com 42 vitórias, 15 empates e 23 derrotas — e um título conquistado: a Taça Rio de 2023. Atualmente, o clube alvinegro é líder do Campeonato Brasileiro e ficou em segundo lugar em seu grupo da Copa Sul-Americana.

Após um período de sondagens, a equipe saudita apresentou uma proposta oficial na última segunda-feira, após a vitória sobre o Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro. Segundo O GLOBO apurou, a oferta do clube do Oriente Médio é de 6 milhões de dólares por ano (cerca de R$ 30 milhões), quase o dobro do que recebia no Botafogo.

Além do fator financeiro, o fato de treinar Cristiano Ronaldo, maior jogador da História de Portugal, foi uma motivação extra para Luís Castro aceitar trocar o projeto do Botafogo pelo do Al-Nassr.

Com todos os indícios de que aceitaria a proposta do Al-Nassr, o técnico foi vaiado e xingado pelos torcedores após ter o nome anunciado no telão na última quinta-feira, antes de o Botafogo entrar em campo para enfrentar o Magallanes-CHI, pela Sul-Americana. Após o clima no Estádio Nilton Santos, a permanência de Luís Castro ficou ainda mais distante.

Esta, portanto, será a segunda experiência de Castro no futebol asiático — ele já havia trabalhado no Al-Duhail, do Catar, de onde saiu para treinar o Botafogo. O treinador trabalhou também nos portugueses Rio Ave, Chaves, Vitória de Guimarães e no ucraniano Shakhtar Donetsk.

 

Bruno Lage plano A

Com a saída de Luís Castro, a tendência é que John Textor comece a busca por um novo treinador o mais rápido possível. O departamento de futebol do Botafogo mapeia alguns nomes de técnicos que poderiam dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito e entre eles está o português Bruno Lage. Nome preferido do empresário americano, Lage já participou de reunião com Textor.

Com DNA ofensivo e habilidade em desenvolver jovens jogadores, Bruno Lage tem um estilo que se encaixaria com o "Botafogo Way". Além disso, o treinador conhece bem alguns atletas do elenco, seja por ter os treinado ou enfrentado. Recentemente, o Atlético-MG tentou a contratação de Lage antes de acertar com Felipão.

Tags:

Botafogo
futebol
Al-Nassr

voltar