Por Redação do ge — Rio de Janeiro
A negociação entre Flamengo e Atlético-MG por Allan está em vias de ser finalizada. A dúvida é: o volante poderá jogar a Copa do Brasil, a Libertadores e o Brasileirão pelo Flamengo? O ge explica abaixo como funciona os regulamentos de cada competição.
Allan está machucado desde 15 de março. O volante atuou pelo Atlético-MG apenas no Campeonato Mineiro e na Libertadores em 2023. Ele não entrou em campo pela Copa do Brasil e pelo Brasileirão. Com isso, poderá defender o Flamengo em todas as competições do calendário.
Na Copa do Brasil, o regulamento não permite que um jogador participe da competição por dois clubes diferentes. Mas Allan não entrou em campo. No Brasileirão, um jogador pode se transferir para outro durante a competição, desde que tenha atuado em menos de sete jogos. O volante, com isso, está liberado para jogar pelo Flamengo, pois sequer foi relacionado.
A atuação em quatro partidas na fase de grupos da Libertadores não impede que o jogador seja inscrito pelo Flamengo. O regulamento permite que o mesmo atleta seja inscrito por outro clube, desde que não participe da mesma fase por equipes diferentes. (Leia o regulamento detalhado abaixo)
Classificado às oitavas de final, o Flamengo poderá fazer a troca de cinco jogadores na lista dos 50 inscritos. A data limite para as mudanças é dia 29 de julho, antes do início do mata-mata.
Allan está na fase final da recuperação e realiza o trabalho de transição no CT do Atlético-MG. O Flamengo espera oficializar a transferência ainda nesta sexta-feira e poder contar o jogador já na segunda no Ninho do Urubu.
Regulamento da Conmebol
Um jogador poderá ser inscrito por um máximo de 2 clubes diferentes na mesma edição do torneio cumprindo com as seguintes condições:
a. Um jogador inscrito na Fase Preliminar (Fase 1, 2 e 3) poderá ser inscrito por outro clube somente a partir da Fase de Grupos.
b. Um jogador inscrito na Fase de Grupos por um clube poderá ser inscrito por outro clube unicamente a partir das Oitavas de Final, ou seja, não poderá participar da mesma fase por dois clubes diferentes.
c. Um jogador não poderá ser inscrito para a Fase Final (Oitavas, Quartas, Semifinal e Final) por mais de um clube.
d. Um jogador que tenha sido inscrito em um segundo clube não poderá ser inscrito novamente pelo clube originário na mesma edição do torneio
Tags: