Agora é "tudo ou nada" para o Santa Cruz na Série D. Neste domingo (16), a Cobra Coral recebe o Potiguar de Mossoró, às 16h, no Arruda, pela penúltima rodada da fase de grupos. Em confronto direto pelo G4, apenas a vitória interessa à equipe coral para depender apenas de suas forças para avançar ao mata-mata - o último jogo será contra o Iguatu (CE), no próximo domingo (23).
A penúltima rodada começou ontem (15), com o empate por 1 a 1 entre Pacajus e Sousa. Com 23 pontos, o time paraibano segue na liderança do Grupo 3. O Pacajus é o segundo, com 22. O terceiro é exatamente o Potiguar, com 21. O Nacional de Patos fecha o G4, com 20. O Santa Cruz é o quinto, com 19. Reforçando que, em caso de desclassificação, o Mais Querido dependeria, exclusivamente, do Retrô (teria que conquistar o acesso) para garantir calendário nacional em 2024.
A semana foi agitada nas Repúblicas Independentes do Arruda. Após a saída de Felipe Conceição, que foi demitido depois da derrota para o Campinense, Evaristo Piza chegou para ser o treinador da equipe coral na reta final da Série D. O Tricolor terá que superar a troca no comando técnico e os bastidores turbulentos do Arruda, que contou com a invasão de torcedores ao gramado na quarta (12) e proresto em frente à sede do clube na sexta (14). O novo comandante teve apenas três dias de treinamentos para preparar a equipe.
Porém, apesar da pressão, uma vitória contra o Potiguar recoloca o Santa no G4. Pesa como fator positivo a campanha realizada dentro do Arruda, somando quatro vitórias e dois empates. Mas no geral, os corais não vencem há quatro rodadas.
Mesmo com poucos dias de treinamento, o novo treinador do Santa Cruz já definiu características para o seu time. Evaristo Piza gosta de ver seus jogadores atuando de forma mais agressiva para demonstrar imposição dentro dos seus domínios. Na base da conversa, vídeos e nos três treinos que teve, o comandante buscará começar dar uma identidade a equipe, que vem oscilando na competição.
Para o confronto, Evaristo Piza irá realizar mudanças em todos os setores da equipe. No sistema defensivo, Italo Melo é desfalque com tendinite, com isso Yan Oliveira será o parceiro de Eduardo Guedes na defesa coral. No setor de meio-campo, Ítalo Henrique e Chiquinho assumem a vaga de Emerson Souza e Nadson. Já no ataque, Iago Silva será titular no lugar de Emerson Galego, artilheiro da equipe na Série D.
“Temos que tentar diminuir o ímpeto do adversário, marcá-los, respeitá-los, mas ter um jogo impositivo dentro de casa, de busca. Sabemos que talvez o adversário possa vir numa linha baixa, explorando o jogo de forma reativa, de contra-ataque, a gente tem que agredir, mas não ficar exposto. O adversário com 21 pontos, nós com 19, eles pensam que pontuar aqui vai continuar na nossa frente. Eu acredito que eles não vão sair de peito aberto para enfrentar o Santa Cruz no Arruda”, destacou o técnico.
ADVERSÁRIO
Em busca do seu primeiro objetivo dentro da competição, o Potiguar de Mossoró não sabe o que é perder há cinco jogos, somando três vitórias e dois empates. Embalado na Série D, o Alvirrubro Mossoroense quer de uma vez por toda garantir a classificação já nesta rodada. Com 21 pontos, a equipe potiguar sabe que um resultado positivo no Arruda, sela a vaga para o mata-mata. No entanto, como fator negativo pesa a fraca campanha como visitante, com três derrotas, dois empates e apenas uma vitória. Dentro e fora do clube, a confiança está em alta inclusive com os torcedores indo ao treino aberto para incentivarem os atletas para a decisão.
O Grupo Diario de Pernambuco firmou parceria com a plataforma de streaming F.Sports TV, que transmite a Série D do Campeonato Brasileiro. Assim, você pode acompanhar o jogo entre Santa Cruz x Potiguar de Mossoró neste domingo (16).
FICHA DA PARTIDA:
SANTA CRUZ
Michael; Rhuan Rodrigues, Yan Oliveira, Eduardo Guedes e Italo Silva; Italo Henrique, Wagninho, Chiquinho; Lucas Silva, Iago Silva e Pipico .Técnico: Evaristo Piza
POTIGUAR-RN
Diego Almeida; Wallace, Victor Souza, Anderson Junior, Izaldo; Giovanni, Marquinhos Taipu, Romeu; Wilson, Michael Potiguar e Vitinho. Técnico: Robson Melo.
Local: Estádio do Arruda, no Recife
Horário: 16h
Árbitro: Leonardo Ferreira Lima (PR)
Assistentes: Bruno César Chaves Vieira e Anderson Luís Marques (Ambos da PE)