Os paratletas potiguares estão voltando para casa com a bagagem pesada. Eles e elas estão trazendo 68 medalhas e dois recordes, conquistados na Regional Norte das Paralimpíadas Escolares, disputadas em Belém/PA. Ao todo foram 46 medalhas de Ouro, 12 de Prata e 10 de Bronze, que colocaram o RN na quarta posição, entre os dez estados que participaram da competição.
Para o subsecretário estadual de Esporte e Lazer, Cezinha Nunes, este resultado é reflexo do trabalho de fomento do Paradesporto pelo Interior do Estado, com formações na educação física inclusiva e os festivais de Inclusão promovidos pela SEL/SECC. “A orientação da governadora Fátima Bezerra é de que não se deixe de fazer nada dentro das nossas possibilidades para apoiar esse segmento. E nossos paratletas responderam a esse esforço com medalhas e recordes para o RN”, comemora Cezinha.
Só no Atletismo, foram 27 Medalhas de Ouro, 6 de Prata e 5 de Bronze. Destaque para o paratleta Thales Matheus T34, que bateu os dois recordes: nos 100m e 400m. A Natação conquistou 17 medalhas de Ouro, 6 de Prata e 5 de Bronze. Destaque para o paratleta José Gustavo S11 com 5 medalhas de Ouro. A Bocha ficou com 2 medalhas de Ouro.
As Paralimpíadas Escolares são organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. O Time RN disputou com nove estados (Pará, Ceará, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Alagoas e Amapá).
O Estado do Pará foi o campeão da etapa regional de Belém das Paralimpíadas Escolares 2023. A segunda etapa regional será em Brasília (DF) de 30 de agosto a 1º de setembro.
Os paraenses foram campeões com 34 pontos e ficaram à frente das delegações da Paraíba, que terminou em segundo lugar, com 29, e Pernambuco, que completou o pódio na terceira colocação, com 22.
Os três primeiros colocados nos regionais de atletismo e natação se classificam automaticamente para a Fase Nacional, que será em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico, de 27 de novembro a 2 de dezembro. Já na bocha, os dois primeiros, por gênero, conquistam a vaga.
A competição em Belém contou com cerca de 500 jovens atletas com deficiência que representaram 10 estados em provas de atletismo, natação e bocha. A Delegação do RN contou com 43 atletas, 21 técnicos/staffs e 2 dirigentes.
Confira a classificação final:
1º Pará
2º Paraíba
3º Pernambuco
4º Rio Grande do Norte
5º Sergipe
6º Maranhão
7º Ceará
8º Amapá
9º Alagoas
10º Piauí
Tags: