Postado às 08h45 | 21 Ago 2023 | redação
América de Natal tem jogo decisivo contra a Aparecidense na Arena das Dunas
Crédito da foto: Arquivo
Torcida do América de Natal na Arena das Dunas
A expectativa é grande, os torcedores americanos que devem comparecer em bom número à Arena das Dunas, no jogo que vai fechar a participação do clube em Natal na atual temporada, prometem invadir a praça esportiva. Para ganhar um tempero ainda mais especial, o duelo possui um caráter decisivo para o clube potiguar. Na luta para evitar o rebaixamento para Série D do próximo ano, o Alvirrubro necessita da vitória sobre a Aparecidense e, dependendo de uma combinação de resultados bem comum de ocorrer, a união clube/torcida terá a chance de fazer o América sair da zona de rebaixamento a uma rodada do final da primeira fase na Série C.
O jogo desta segunda-feira tem o início programado para às 20 horas. Antes mesmo de a equipe entrar em campo, a torcida americana terá de ficar ligada em jogo considerado especial desta 18ª rodada, que será o encontro entre o Manaus e o Floresta, marcado para este domingo às 16h, na Arena Amazonas. Não ocorrendo vencedor neste confronto, a equipe potiguar ficará a uma vitória de deixar a zona de rebaixamento e já entrará em campo amanhã ciente do que terá de fazer para melhorar sua situação nesta disputa contra cearenses e amazonenses pela última colocação do G-16.
Caso o Manaus saia vencedor deste duelo que interessa aos alvirrubros, a situação dos potiguares vai complicar bastante, pois ele vai chegar a última rodada com, no mínimo, uma vitória a mais que o América, que é o primeiro quesito no critério de desempate entre os clubes. O segundo é o saldo de gols, no qual o clube potiguar leva uma ligeira vantagem sobre o seu oponente por ter sofrido menos gols (-8 x -11). Assim a equipe potiguar terá de vencer o seu compromisso diante do Floresta, no Ceará, e torcer para que os manauaras não vençam o Figueirense, no estádio Orlando Sacapelli (SC).
Se o vencedor for o Floresta, a equipe chegará aos 22 pontos e vai obrigar o América a obter duas vitórias para evitar o rebaixamento, por isso será importante a torcida ficar atenta ao que ocorrerá na rodada, onde Ypiranga, Confiança, Aparecidense, Figueirense e Remo, podem ser puxados para perto do olho do furacão e passar a conviver de mais perto com o risco de ser rebaixado.
Diante de toda pressão que irá enfrentar na 17ª rodada, o treinador Dado Cavalcanti sabe que os jogadores vão a campo com uma responsabilidade extra e que esse peso pode aumentar a probabilidade de erros de sua equipe. O comandante alvirrubro destaca que não existe um trabalho específico para minimizar possíveis erros e sua maior preocupação será com a reação do grupo. “Não errar é impossível.
O América vai errar nos confrontos que ainda terá pela frente, a minha preocupação é saber como a equipe irá se comportar depois desse erro. A grande diferença, neste momento, é saber o que fazer após o erro”, salientou Dado. O comandante ressaltou que a Série C se trata de uma competição bastante equilibrada, o que torna essa luta para permanecer na disputa ainda mais acirrada. “Nós sentimos esse peso, não há como não se abalar. Lutar contra o rebaixamento não é apenas entrar em campo e jogar contra um adversário, na verdade, jogamos contra todos os fantasmas que o risco de rebaixamento nos trás”, explica Dado Cavalcanti, reforçando que a questão vale para todos.
O adversário americano, vem para o confronto na capital potiguar necessitando empatar para assegurar a permanência na Série C. A vitória apertada contra o Confiança na rodada passada, deixou o Aparecidense bem perto de conquistar o seu objetivo, já que dependerá de uma pequena combinação de resultados. Saindo com um empate da Arena das Dunas, os goianos vão bater a marca dos 22 pontos e já vão se garantir à frente do América.
Neste caso, bastaria que o duelo entre Floresta e Manaus tivesse um vencedor. Caso um dos dois times vença, a equipe iria para a rodada final sem ser assombrada pelo fantasma do rebaixamento. Isso ocorreria porque em caso de vitória amazonense, o Floresta até poderia alcançar o número de pontos do Aparecidense, mas levaria desvantagem no critério do número de vitórias. O Manaus, por outro lado, se perder, só poderia chegar aos 21 pontos.
Fonte: Tribuna do Norte