Terça-Feira, 26 de novembro de 2024

Postado às 11h45 | 12 Out 2023 | redação Clubes ‘quebram silêncio’ e decidem cobrar do prefeito sobre o Nogueirão

Crédito da foto: Arquivo / PMM Allyson Bezerra anunciou municipalização ao lado do então secretário, Júnior Xavier

Por Marcos Santos / Repórter do JORNAL DE FATO

As diretorias de Potiguar, Baraúnas e Mossoró EC devem entregar em breve ao prefeito Allysson Bezerra um manifesto formal sobre a situação do estádio municipal Leonardo Nogueira. O manifesto foi vazado nas redes sociais nesta quarta-feira, 11.

Trata-se de um documento de responsabilidade dos três clubes, cobrando do Chefe do Executivo local providências necessárias e urgentes. Além da precariedade física que resultou em interdição recente e também na redução da capacidade para apenas 1.294 torcedores, o estádio apresenta problemas na iluminação e também no gramado.

“Até o momento, a Prefeitura Municipal de Mossoró não apresentou ou elaborou nenhum plano para reforma e, também, para melhorias estruturais do equipamento público. A situação deixa os clubes mossoroenses em aflição para a sequência do planejamento e disputa de competições, tanto em nível estadual como nacional”, diz o manifesto.

O ato dos times tende a “quebrar o silêncio”, pois antes as agremiações estavam caladas, sem se posicionarem quanto ao problema, o que incomodava o meio esportivo. Potiguar, Baraúnas e Mossoró EC são os legítimos representantes do futebol mossoroense e, como tal, precisam lutar pela principal praça esportiva da cidade.

Quando oficializou a municipalização do estádio, há pouco mais de dois anos, Allyson Bezerra prometeu cuidar com zelo, e usou suas redes sociais para celebrar aquele momento.

“Um momento histórico. Nós assumimos a Prefeitura e de cara abraçamos essa responsabilidade de devolver ao povo de Mossoró, de fato e de direito, o estádio Nogueirão. Era uma demanda histórica, de décadas, que a população queria que o Município pudesse cuidar do estádio”, discursou ele ao lado do então secretário de esporte, Júnior Xavier, anunciando a municipalização em março de 2021.

No entanto, até aqui, tudo não passou de ilusão. Pelo contrário, a situação se agravou.

Confira na integra o manifesto:

“Senhor Prefeito,

A Associação Cultural e Desportiva Potiguar, A Associação Cultural Esporte Clube Baraúnas e o Mossoró Esporte Clube, instituições esportivas que representam o município de Mossoró/RN em competições de nível estadual e nacional vem através desta, manifestar a mais profunda preocupação com a atual situação do Estádio Municipal Manoel Leonardo Nogueira (Nogueirão).

Os três clubes, seus diretores, torcedores, imprensa esportiva e todos os amantes do futebol mossoroense mostram grande preocupação com o atual momento vivido pelo equipamento público, considerado a principal praça esportiva do interior do nosso estado, que hoje se encontra sob a gestão municipal.

O Estádio vem sofrendo interdições – como as que aconteceram recentemente no Campeonato Brasileiro da Série D de 2023 – quando o Potiguar foi prejudicado com a realização de dois jogos fora do município e tendo que se deslocar para Natal (RN) para a realização das partidas.

Até o momento, a Prefeitura Municipal de Mossoró não apresentou ou elaborou nenhum plano para reforma e, também, para melhorias estruturais do equipamento público. A situação deixa os clubes mossoroenses em aflição para a sequência do planejamento e disputa de competições, tanto em nível estadual como nacional.

Em 2024, o Potiguar disputará a Pré-Copa do Nordeste e poderá se classificar para a fase de grupos da Copa do Nordeste. A competição reuni os principais clubes da região, com grande visibilidade e nos causa preocupação a atual condição do Nogueirão. O Potiguar disputará, também, a Série D do Campeonato Brasileiro e a diretoria do clube se mostra preocupada com a utilização do equipamento público e com os laudos atuais.

A grande expectativa do futebol mossoroense contar, em 2024, com dois representantes na elite do futebol do Rio Grande do Norte. Baraúnas e Mossoró estão disputando a Segunda Divisão e são favoritos ao acesso. Um clássico na cidade com a atual situação do estádio seria de grande risco, devido a sua limitação de torcedores.

Recentemente foram divulgadas nas redes sociais a atual situação do gramado do Nogueirão. Antes valorizado, hoje encontra-se em péssimas condições para a prática do futebol em alto nível. Os clubes querem, com respeito e urgência, uma melhoria do gramado para praticar um bom futebol em alto rendimento. Vale frisar que, Baraúnas e Mossoró estão sendo penalizados em jogar a Segunda Divisão do Estadual com a atual condição do gramado.

Outra situação que preocupa aos clubes mossoroenses é a atual iluminação do Estádio. Iluminação que frequentemente vem sendo alvo de críticas, principalmente, de imprensa, clubes e atletas.

Reiteramos que, os clubes são penalizados de todas as formas. Seja no aspecto financeiro (com diminuição da capacidade do equipamento) e no aspecto esportivo, devido ao gramado e iluminação serem “adversários” para a prática de um futebol em bom nível”.

Tags:

Nogueirão
estádio
gramado
Potiguar
Baraúnas
Prefeitura

voltar