Quarta-Feira, 15 de janeiro de 2025

Postado às 18h45 | 09 Nov 2023 | redação Na Série B, nove clubes brigam pelo acesso ao Brasileirão da Série 2024

Crédito da foto: Reprodução Sport de Recife luta pela acesso

Três rodadas restam para o fim da Série B e matematicamente nove equipes ainda estão na luta por quatro acessos. Com a 36ª rodada marcada para começar nesta sexta-feira, 10, o site do Globo Esporte mostrou os caminhos dos clubes neste momento decisivo.

Dos times que lutam, o líder Vitória já está praticamente na Série A do ano que vem. Um empate contra o Novorizontino domingo, fora de casa, é o suficiente. E até se for derrotado e outros resultados ajudarem, o Leão baiano confirma subida. O título também pode ser confirmado ao fim da rodada, na terça.

Já para as outras três vagas, a disputa está acirradíssima e oito equipes mantém chances: Criciúma (2º, com 60 pontos), Juventude (3º, com 60), Atlético-GO (4º, com 60), Sport (5º, com 59), Novorizontino (6º, com 57), Mirassol (7º, com 57), Guarani (8º, com 56) e Vila Nova (9º, com 55). O G-4, inclusive, viu mudança significativa na rodada passada, com a saída do Sport após 16 partidas.

Veja os caminhos de cada postulante ao acesso

VITÓRIA

O Leão baiano tem dois jogos fora na reta final, sendo um contra o Novorizontino – que luta pelo acesso – e outro na rodada final contra a Chapecoense. O time catarinense pode entrar já rebaixado no duelo ou lutando pela permanência. Há também um clássico regional em casa contra o Sport, que também briga para subir.

CRICIÚMA

Assim como o Vitória, o Criciúma joga fora duas das três partidas restantes. Só que ambas são confrontos diretos: contra Guarani e Novorizontino. No meio delas, enfrenta o Botafogo-SP, que não almeja mais nada na competição e pode ter observação de jogadores do sub-20.

JUVENTUDE

No papel, o Juventude tem adversários mais "palpáveis", ainda que faça dois jogos fora. Visita o já rebaixado ABC, recebe a Ponte Preta - que tenta contornar crise por salários atrasados - e depois viaja para enfrentar o Ceará, que não briga mais pelo acesso e não tem risco de queda. O Alvinegro, inclusive, fez teste com alguns jovens da base, algo que deve continuar.

ATLÉTICO-GO

As três partidas são confrontos diretos, e duas delas serão jogadas fora. A primeira, na Ilha do Retiro, contra o Sport, define quem dos dois clubes termina a 36ª rodada dentro do G-4. O último dos compromissos, contra o Guarani, será em casa, e o Dragão tem como trunfo o fato de ser o quarto melhor mandante da Série B.

SPORT

O Leão tem a seu favor o fato de fazer dois jogos em casa. O primeiro, contra o Atlético-GO, define quem termina a 36ª rodada dentro do G-4. Na sequência, clássico regional contra o Vitória, no Barradão, em que o rubro-negro baiano deve entrar para tentar confirmar o título da Série B. Por fim, o Sampaio Corrêa, que luta contra a queda, na Ilha. O Sport é o segundo melhor mandante do Brasileiro.

NOVORIZONTINO

O Novorizontino tem um compromisso desafiador de abertura: o líder Vitória, em casa. O time baiano é o segundo melhor visitante da competição. Depois, pega o Londrina fora, com chance grande da equipe paranaense - que vive crise por salários atrasados - já estar rebaixada. Por fim, confronto direto contra o Criciúma, novamente em casa.

MIRASSOL

O Mirassol recolocou-se na briga após vencer o Sport e inicia seus últimos três jogos contra o Ceará, que não almeja mais nada, fora. Depois, recebe o Atlético-GO em casa, que pode ser um confronto direto, e por último visita o Tombense - que caminha para se livrar do rebaixamento antes da rodada final.

GUARANI

Com as duas primeiras partidas em Campinas, o Guarani pode se reposicionar dentro do G-4. O duelo inicial é confronto direto, contra o Criciúma, e o segundo é contra o já rebaixado ABC. Por fim, caso vá pra última rodada precisando de resultado, terá outro confronto direto de caráter decisivo contra o Atlético-GO como visitante.

VILA NOVA

De todos os postulantes, o Vila Nova tem a melhor tabela em tese. Recebe em casa o virtualmente rebaixado Londrina e depois o Ceará, que não aspira mais nada na competição. Na rodada final, visita o ABC, que já caiu antecipadamente. Três vitórias nesses jogos, a depender de resultados dos clubes acima na tabela, podem garantir o difícil acesso.

Tags:

Série B
Brasileirão
futebol

voltar