Sexta-Feira, 03 de maio de 2024

Postado às 20h30 | 12 Nov 2023 | redação Vitória marca nos acréscimos, ganha e sobe para a Série A do Brasileiro

Crédito da foto: Victor Ferreira / EC Vitória Torcida do Vitória em Novo Horizonte para Novorizontino x Vitória

Por ge

O 99,99% virou 100%. O Vitória está de volta à Série A do Brasileiro após cinco anos. O Leão da Barra bateu o Novorizontino de virada por 2 a 1 e carimbou seu passaporte para a elite nacional, com duas rodadas de antecedência. O jogo da 36ª rodada da Série B foi na noite deste domingo, no estádio Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte, no interior de São Paulo.

O Vitória sofreu com o forte ritmo do time da casa, que abriu o placar com um gol de Rômulo aos 19 minutos do primeiro tempo. Com o auxílio das defesaças do goleiro Lucas Arcanjo e até do travessão, o Rubro-negro baiano se segurou e fez dois gols nos acréscimos: o primeiro de Léo Gamalho na etapa inicial, e o segundo de Welder, de pênalti, no segundo tempo. O Leão da Barra conquista o acesso com uma vitória e agora vai em busca da confirmação do título da Série B.

Como fica?

O Vitória chega aos 69 pontos e garante matematicamente o acesso à Série A do Brasileiro. O líder absoluto pode ser campeão nesta terça-feira, caso o Criciúma perca ou empate com o Guarani, em Campinas. O Leão da Barra só não será campeão se perder os dois jogos finais e o Criciúma ganhar os três restantes e ainda tirar uma diferença de nove gols no saldo.

Por outro lado, o Novorizontino se complica na briga pelo acesso e suas chances passam a ficar pequenas. Com 57 pontos, cai para a 7ª posição na tabela e pode ver a distância para o G-4 - que é de três pontos atualmente - aumentar, a depender dos resultados de Juventude e Criciúma.

Próximos jogos

Pela 37ª rodada da Série B, o Novorizontino volta a jogar já nesta sexta-feira, às 21h30, quando visita o já rebaixado Londrina, no estádio do Café. No dia seguinte, no sábado, às 17h, é a vez do Vitória receber o Sport no estádio Barradão.

O primeiro tempo

O Novorizontino não se intimidou diante do líder da Série B e partiu para cima desde o início da partida, no estádio Jorge Ismael de Biasi. Na luta pelo acesso, o Tigre do Vale se manteve superior na maior parte do tempo e conseguiu neutralizar as ações do Vitória, que passou por dificuldades. Rômulo, principal nome do primeiro tempo, foi quem abriu ao placar.

Aos 19, ele aproveitou a falha de Lucas Arcanjo, que havia espalmado para frente um chute de Geovane, e balançou a rede. O Tigre do Vale teve a chance de fazer 2 a 0, aos 46 minutos,, mas Ronaldo desperdiçou uma chance clara e, sozinho dentro da área, chutou para fora. Três minutos depois, Zeca cruzou na área para Léo Gamalho empatar e levar à loucura os torcedores presentes no Jorjão. Foi com 1 a 1 no placar e o pé na Série A que os jogadores do time baiano desceram para o intervalo.

Segundo tempo

O Novorizontino voltou com intensidade para o segundo tempo e teve o primeiro grande momento de perigo, aos 12 minutos. A defesa do Vitória bobeou e Douglas Baggio foi mais esperto para se antecipar e tocar por cobertura. A bola caprichosamente bateu no travessão para o alívio da torcida rubro-negra. Logo na sequência, Baggio teve outra chance e finalizou muito perto da trave.

Aos 37 minutos, mais uma chance clara desperdiçada pelo Novorizontino. Felipe Marques saiu cara a cara com o goleiro, teve tempo para tomar a melhor decisão, mas chutou em cima de Lucas Arcanjo, que cresceu e fez uma defesaça.

Aos 42, o Vitória não conseguiu a virada por questão de centímetros, em uma finalização de Dudu que bateu no travessão.

Oito minutos depois de ficar no quase, o Leão da Barra conseguiu uma escapada no contra-ataque. José Hugo ganhou do marcador, saiu cara a cara com o goleiro, driblou Georgemy, foi derrubado e o árbitro marcou pênati. Welder pegou a bola, deslocou o goleiro e fez o gol da vitória e para dar um gosto ainda mais especial para confirmar o acesso do Vitória para a Série A do Brasileiro.

Tags:

Vitória
Série B
Brasileirão

voltar