Por Marcos Santos / Repórter do JORNAL DE FATO
O Mossoró Esporte Clube (MEC) vai integrar a elite do futebol estadual em 2024. A classificação veio no domingo, 12, depois de vencer o Baraúnas por 2x0, gols de Anderson Santana e Michel.
A última e única vez que o “Carcará” jogou a primeira divisão foi em 1996. Assim, o time consegue o acesso depois de 27 anos.
Vale dizer que, nesse período, o time alternou em atividades, passando ter vida intensa há onze anos, quando foi adquirido pelo engenheiro e ex-presidente do Baraúnas, João Dehon da Rocha, passando a ter nova gestão.
O foco primeiro foi na construção de um campo de treinamento básico e depois nas atividades do futebol da base e também na formação de elenco profissional para disputar o campeonato de acesso.
Nos últimos anos, o “Carcará” vinha perseguindo o acesso, “batendo na trave” em algumas edições do campeonato. Mas neste ano deu certo. Com investimento maior no elenco e um planejamento sólido, a equipe atingiu o resultado tão esperado por seu staff.
“A luta é grande, o futebol é 24 horas, é todos os dias. Um trabalho de anos; paramos na pandemia, não participando de um campeonato, a fim de levantar uma estrutura mínima para que pudesse chegar ao ponto que chegamos hoje”, disse João Dehon.
“Esse sonho vinha sendo perseguido há um tempo. O Mossoró vinha seguindo uma estrada de trabalhar corretamente e aproveitar um grupo que é da cidade, trazendo as pessoas certas para esse momento tão histórico”, festejou o diretor de futebol, Edinho Cardoso.
Assim que encerrou o jogo, o técnico Allan Frederico não segurou as lágrimas.
“Isso é emoção porque o futebol nos desafia, não é fácil de se fazer, então estou muito feliz por viver o que estou vivendo. Hoje, Deus nos comtemplou com essa conquista”, disse ele, enaltecendo a qualidade do grupo.
“Podemos abrir os braços e dizer que nós trabalhamos dentro de uma honestidade, com caráter; sequer um dia duvidamos um do outro, formamos aqui uma família, por isso fomos campeões”.
O título do acesso veio de forma antecipada, sem precisar da última rodada. Isso porque o Mossoró chegou aos 21 pontos, o limite de pontuação a que o Baraúnas poderia chegar, mas o Carcará leva vantagem no critério de desempate – confronto direto –, tendo superado o tricolor em dois momentos nessa competição.
Assim, os jogos pela última rodada irão servir apenas para cumprimento de tabela. O Mossoró enfrentará o Laguna, o Baraúnas jogará contra o Alecrim, e também o duelo entre Riachuelo x Parnamirim SC. A rodada inicialmente prevista para domingo, 19, deve ser antecipada para o meio desta semana.
“Não precisava, mas o destino quis assim”, disse Dehon sobre vencer o Baru
Depois do jogo contra o Baraúnas, os atletas, membros da comissão técnica e torcedores do Mossoró EC comemoraram a conquista. Depois, o presidente João Dehon da Rocha apareceu para se juntar e festejar o acesso.
Em praticamente todas as entrevistas, o nome dele, Dehon, foi citado pelos atletas, o que demonstra o carinho e respeito ao presidente.
Dehon foi presidente e campeão pelo Baraúnas em três ocasiões – título estadual de 2006 e duas Copas RN em 2004 e 2007 –, e é torcedor declarado do tricolor. No entanto, ao adquirir o Mossoró e gerir o futebol do time, passou a gostar do Carcará.
“Não precisava ser em cima do Baraúnas, mas o destino quis assim”, disse ele quando indagado qual o sentimento de vencer o time do coração em um momento decisivo como foi o de domingo, quando o seu time ganhou por 2x0.
Sobre o futuro, Dehon afirmou que o Mossoró não irá para o campeonato da elite para fazer número, mas, sim, para brigar por coisas grandes.
“O MEC não irá só para participar, a gente vai para cima já no próximo ano, esse é o pensamento. Se depender da minha cabeça, a gente vai longe; é o que está programado”, comentou.
Tags: