Por Redação do ge — São Paulo
A Série B chega à sua última rodada neste sábado com algumas certezas, mas com muita coisa ainda em jogo. Da briga pelo acesso à luta contra o rebaixamento, serão oito partidas com interesses em disputa.
Se por um lado, o Vitória já assegurou o título e o Criciúma se garantiu na Série A de 2024, outros seis times ainda seguem na briga pelas duas vagas restantes na elite nacional do ano que vem.
No outro extremo da tabela, enquanto ABC e Londrina já estão rebaixados, ainda há quatro equipes brigando para fugir das outras duas posições da degola.
Apenas os jogos entre Avaí e Ituano e Botafogo-SP e Londrina, em tese, não possuem nada em disputa.
O Vitória é campeão, o Criciúma garantiu acesso, mas seis times ainda lutam para subir — Foto: Walmir Cirne/AGIF
Todos os jogos da última rodada da Série B acontecerão simultaneamente no sábado, às 17h, com cobertura em Tempo Real do ge.
Confira o que está em jogo em cada uma das partidas deste sábado:
Na 16ª colocação, no limite da zona de rebaixamento, a Ponte Preta recebe o CRB, que não tem mais aspirações na Série B. Para a Macaca, uma vitória basta para eliminar o risco de queda. Em caso de empate, a equipe precisará torcer para que Tombense e Chapecoense não vençam seus compromissos.
Atlético-GO (5º) x Guarani (10º)
O Atlético-GO tenta encerrar um jejum de vitórias pelo acesso — Foto: Ingryd Oliveira / ACG
Avaí (13º) x Ituano (14º)
Avaí e Ituano se enfrentam sem aspirações ou temores na Ressacada. Apesar disso, o Galo de Itu vai a Florianópolis com força máxima dentro do que tem à disposição. Separadas por dois pontos, as equipes podem, no máximo, inverter posições.
Botafogo-SP (12º) x Londrina (19º)
Estacionados em suas respectivas posições, Botafogo-SP e Londrina fazem o último "amistoso de luxo" desta última rodada da Série B. O Pantera não pode ser ultrapassado e nem ultrapassará o Ceará. O LEC, por sua vez, entra em campo rebaixado e já sabe que terminará a competição em penúltimo independentemente de qualquer resultado.
O Bota-SP apenas cumpre tabela na última rodada — Foto: Thiago Calil/AGIF
Novorizontino (6º) x Criciúma (2º)
Embora o Criciúma tenha se garantido na Série A de 2024 ao vencer o Botafogo-SP, o Novorizontino segue na briga. E voltou a ter esperanças reais com a vitória sobre o Londrina. Para subir, o Tigre precisa vencer (ou empatar) e torcer por uma combinação de tropeços dos adversários. No caso do empate, serão necessários quatro resultados favoráveis.
Sport (8º) x Sampaio Corrêa (15º)
Sport e Sampaio Corrêa entram em campo com objetivos bem distintos. O Leão tem a difícil missão de vencer e torcer contra pelo menos quatro adversários para voltar à Série A. Já a Bolívia Querida ganhou um respiro com a goleada sobre o Avaí, mas ainda corre risco de rebaixamento. Uma vitória basta para que os maranhenses se mantenham na segunda divisão.
O Sport tem uma difícil missão na luta para subir — Foto: Pedro Zacchi/AGIF
Ceará (11º) x Juventude (3º)
O Ceará deixou de brigar por algo na Série B há algum tempo, mas precisa cumprir tabela em casa diante de um Juventude que desperdiçou duas boas chances de garantir o acesso antecipadamente. Os gaúchos podem subir com um empate, mas para isso terão de torcer contra pelo menos quatro dos outros cinco adversários na briga. Se ganhar, sobe independentemente dos outros.
Chapecoense (18ª) x Vitória (1º)
A Chapecoense recebe o campeão Vitória na Arena Condá com a obrigação de vencer para evitar o rebaixamento. O empate não serve. E mesmo vencendo, a Chape ainda precisará secar e torcer por tropeços de pelo menos duas equipes entre Sampaio Corrêa, Ponte Preta e Tombense para evitar a degola.
A Chape vai para o tudo ou nada contra o Vitória — Foto: Diogo Reis/Especial PontePress
Tombense (17º) x Mirassol (7º)
Outro duelo que coloca equipes com objetivos distintos é Tombense, que luta contra o rebaixamento, e Mirassol, na luta pelo acesso. Só a vitória interessa às duas equipes. O Carcará precisa dos três pontos e um tropeço de Sampaio Corrêa ou Ponte Preta. Já o Leão, além de vencer, precisa que pelo menos três dos concorrentes vacilem na rodada.
ABC (20º) x Vila Nova (4º)
Embalado, o Vila Nova depende apenas das próprias forças para subir. Sem perder há quatro jogos, o Tigre sobe se vencer fora de casa. Em caso de empate, terá de secar os adversários (pelo menos quatro dos cinco). O ABC, por sua vez, joga em casa e, mesmo tendo sido rebaixado há várias rodadas, vem de vitória sobre o Guarani em Campinas.
O Vila Nova depende apenas das próprias forças para chegar à Série A — Foto: Heber Gomes
Tags: