Por Cahê Mota e Fred Gomes — Rio de Janeiro
Uma das novelas mais arrastadas da janela de transferências caminha para seus capítulos finais. Flamengo e Bragantino estão bem próximos de um acerto para a negociação envolvendo Léo Ortiz.
O clube carioca formalizou uma nova proposta que se aproxima dos 8,5 milhões de euros pedidos pelos paulistas entre metas e bônus, e o zagueiro abriu mão da parte que lhe cabe para que a transação seja concluída.
Mesmo com as conversas em curso, o zagueiro entrou em campo pelo Bragantino neste sábado e abriu o placar da partida contra o Botafogo-SP, pelo Campeonato Paulista, com um gol de cabeça. A partida terminou empatada em 1 a 1.
Léo Ortiz abre mão de sua parte
Os valores exatos da nova oferta rubro-negra são mantidos em sigilo, mas deixaram as partes envolvidas otimistas num acerto nos próximos dias.
A expectativa é de que encontros presenciais selem o acordo na próxima semana com as chegadas ao Brasil da delegação do Flamengo e de Paulo Pitombeira, empresário de Ortiz. Os rubro-negros irão dos EUA para Belém, onde enfrentam o Sampaio Corrêa, pelo Carioca, na quarta-feira. Após o jogo, voltam ao Rio de Janeiro.
Foi Pitombeira quem conduziu as tratativas com o diretor executivo do Bragantino, Diego Cerri, durante a passagem de Marcos Braz e Bruno Spindel pela Europa para fechar a contratação de Viña.
Neste sábado, antes do empate do Flamengo com o Orlando City por 1 a 1 em amistoso nos EUA, Braz admitiu que as negociações avançaram. No entanto, o dirigente ainda adotou tom cauteloso.
- O Bragantino aceitou baixar um pouco o que vinha pedindo, e o Flamengo também aceitou subir um pouco, mas ainda falta bastante coisa. Pelo menos é o nosso entendimento - disse.
Inicialmente, o time de Bragança Paulista pedia 12 milhões de euros por Léo Ortiz. Nas últimas semanas, reduziu para 10 milhões de euros e depois, com o posicionamento do zagueiro a respeito de seus direitos, já aceita concluir a transação por 8,5 milhões de euros.
As negociações aconteceram até meados de janeiro tratando dos 100% dos direitos econômicos, mas, a partir de um determinado momento, Léo Ortiz formalizou que abriria mão dos 25% a que tem direito pelo acerto com o Flamengo. Foi quando o Bragantino aceitou flexibilizar os valores, se aproximando de um acordo com os cariocas.
No momento, a diferença entre a pedida do Bragantino e a última proposta do Flamengo é pequena, e a discussão se dá a respeito do formato. Os cariocas não abrem mão de que haja um valor fixo e um complemento de bônus, ficando assim cláusulas por metas a serem debatidas em reuniões ao longo da próxima semana.
Ortiz diz que negociação ainda não foi finalizada
Após o empate por 1 a 1 entre Bragantino e Botafogo-SP, em que marcou o primeiro gol do jogo, Léo Ortiz deu entrevista à TNT. Ele falou sobre a primeira semana de treinamentos, em que trabalhou à parte, e também deixou claro o desejo de ter seu futuro definido o mais rapidamente possível. Ortiz e seu staff querem a transferência para o Flamengo.
- Muita coisa aconteceu nesse começo de ano, principalmente nas primeiras semanas para que se tivesse pelo menos um caminho de como as coisas iam acontecer. Eu não estava com cabeça e não seria correto com meus companheiros ter um cara que não estava 100% focado na preparação. Eu pedi para o mister (Pedro Caixinha) e junto com o clube para que ficasse fora por alguns dias. Pelo menos para que pudesse ter um caminho.
- A decisão ainda não teve, mas foi um pouco difícil. Estou um pouco atrasado em relação a preparação física e ritmo de jogo. Espero que as coisas se definam logo para que todo mundo possa seguir seus caminhos, independentemente de ficar ou sair, para que seja uma página virada e para que todo mundo possa seguir sua vida.
Tite pediu a contratação de Léo Ortiz à diretoria — Foto: @Marcelinho.fotografia
Internamente, no entanto, há um otimismo grande, e a conclusão do negócio é tratada como questão de tempo. O nome de Léo Ortiz foi um dos primeiros indicados por Tite, e a diretoria rubro-negra desde o primeiro momento se posicionou de que não mediria esforços para atendê-lo.
Neste período, o clube chegou até a encaminhar a compra do zagueiro português Domingos Duarte ao Getafe, da Espanha, por 3 milhões de euros. Entretanto, o acerto a todo momento esteve condicionado ao desfecho das conversas por Ortiz.
Atualmente, o Flamengo conta com cinco zagueiros à disposição de Tite no elenco principal: Fabrício Bruno, Léo Pereira, David Luiz, Pablo e o jovem Cleiton.
Tags: