Por Marcos Santos / Repórter do Jornal de Fato
Durante a audiência pública que debateu a situação do estádio municipal Leonardo Nogueira, o professor e ex-reitor da Ufersa, Josivan Barbosa, mostrou-se totalmente contrário à permuta do estádio, considerando a preservação do patrimônio público, história esportiva, e viabilidade socioeconômica. E fez uma observação que soou como alerta para os dirigentes de Baraúnas e Potiguar que, durante a audiência, mostraram-se favoráveis à permuta do estádio histórico:
“Eu acho que deveria acabar com esse termo permuta, essa negociação de recompor o estádio. Eu achei Lima Neto (presidente do Baraúnas) muito corajoso em se colocar a favor da permuta, porque quem se colocar a favor da permuta vai abraçar o prefeito e vai sair na foto como quem acabou com o Nogueirão. Eu achei também Jerônimo (Sales, dirigente do Potiguar) extremamente corajoso, em aceitar essa proposta de permuta”, disse Josivan.
O Nogueirão foi municipalizado em março de 2021 e se encontra interditado pela Justiça devido à gestora, a Prefeitura de Mossoró, ter descumprido o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) por não realizar a obra de acessibilidade. Desde então, o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) afirmou o desejo de entregar a valiosa área do estádio para a iniciativa privada, em troca de se construir um novo Nogueirão em outro endereço na cidade, por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) – a chamada permuta.
“Mossoró tinta inúmeros campos de futebol (amador) na década de 70 e 80; tinha o campo de Paulo Preto, lá depois da Rafitex; tinha o campo do Botafogo onde é o Inocop, no Nova Betânia; Mossoró tinha o Perigoso, o Pleno, o Leonardinho, tinha o Juazeirinho, isso tudo foi sendo ocupado pela iniciativa privada, e vamos deixar agora que o setor imobiliário tome de conta do patrimônio número 1 do esporte de Mossoró? Pelo amor de Deus, gente, isso é um absurdo! Ali se tem o templo do futebol de Mossoró”, completou.
No entendimento do professor, o Poder Executivo deveria manter o Nogueirão no local de origem por sua viabilidade técnica, e também apoiar o esporte amador, contemplando com um segundo campo aí, sim, em outra área da cidade.
“A Prefeitura tem 40 hectares, em frente ao Clube do Tiro, será que esses 40 hectares não dão para fazer um segundo campo? Mas enquanto isso, deixa o Nogueirão lá prestando o serviço ao esporte de Mossoró, equidistante de todos os bairros. Para passar uma linha de ônibus hoje, lá perto na estrada que sai para Upanema, é difícil, agora para passar no coração de Mossoró, que é exatamente na João da Escóssia (avenida em frente ao Nogueirão), é muito fácil”, ressaltou.
“Nós podemos pensar em outro campo para Mossoró, em outro local, mas manter o Nogueirão como arena para os diferentes esportes, manter como centro de apoio ao esporte amador, porque só um campo não atende ao esporte, todo mundo sabe. Mossoró poderia ter exemplo de Aracati, uma cidade de 80 mil habitantes, lá se tem 15 arenas”, completou.
Em recente entrevista, Allyson Bezerra afirmou que o Nogueirão não cabe “remendo”, para justificar o plano da permuta. Para Josivan Barbosa, essa ideia do prefeito é totalmente descabida, e o Nogueirão pode muito bem ser reformado.
“Quem disse que não podemos recuperar o estádio? Pelo amor de Deus, com toda a tecnologia de pré-moldados que existe aí, é só querer (fazer a reforma)”, finalizou.
REPRESÁLIA
Como são parceiros do município, o comportamento dos dirigentes durante a audiência, evitando em entrar em polêmica era esperado, por temerem represália de Allyson. Conforme denúncia na Câmara e relatos em redes sociais, o prefeito ganhou a fama de “perseguidor de funcionários públicos”.
SOCIEDADE
A audiência realizada na quinta, 18, por meio de proposição do vereador Isaac da Casca (MDB), mostrou em pensamento majoritário que a sociedade civil de Mossoró quer o Nogueirão no local de origem. Vários segmentos estiveram presentes e tiveram o seu espaço de fala no plenário da Câmara.
Recentemente, os clubes também realizaram uma enquete nas redes sociais e a maioria desaprovou a saída do Nogueirão para outro endereço na cidade.
Tags: