Por Redação do ge
O empate por 1 a 1 entre Millonarios e Bolívar não foi o resultado ideal, mas também está longe de representar um problema para o Flamengo no Grupo E. Caso os colombianos tivessem vencido, os rubro-negros avançariam às oitavas de final com duas vitórias simples. Diante da atual configuração (clique aqui e veja a classificação), o Fla pode se classificar até como primeiro colocado, cenário mais complicado e improvável.
VEJA TODAS AS POSSIBILIDADES
Duas vitórias (10 pontos)
O melhor cenário para o Flamengo avançar é evidentemente com duas vitórias. Se conquistá-las, pode até terminar com a primeira colocação. Confira como ficaria o grupo com diferentes combinações:
Primeiro lugar: para ficar no topo, o Flamengo precisa vencer os dois jogos e superar Bolívar ou Palestino, que são os dois únicos adversários que podem chegar a 10 pontos, no saldo de gols.
- Se o Palestino perder para o Millonarios na Colômbia, na próxima rodada, só chegaria a nove pontos. Desta forma, o Flamengo, com as duas vitórias hipotéticas, teria de tirar quatro gols de diferença em relação ao Bolívar, que têm seis gols pró, enquanto os rubro-negros estão zerados no saldo. Além de tirar o saldo, é necessário que nesse cenário o Palestino vença o Bolívar em La Paz.
- Se o Palestino empatar com o Millonarios e vencer o Bolívar, chilenos, bolivianos e cariocas - contando com as duas eventuais vitórias - terminariam empatados com 10 pontos. Nesse cenário, o Flamengo, além de ter que superar o Bolívar no saldo de gols, precisaria vencer Palestino no mesmo quesito. Atualmente, porém, a vantagem rubro-negra é considerável em relação aos chilenos, que têm -3.
Segundo lugar com duas vitórias:
- Se o Bolívar vencer o Palestino na última rodada, o Flamengo passa sem depender de saldo. Os bolivianos avançariam com 13 pontos, e o Flamengo, com 10.
- Se o Palestino vencer o Millonarios e o Bolívar, o Flamengo precisaria superar os bolivianos no saldo de gols, pois ambos terminariam com 10 pontos. O Palestino passaria com 12 somados.
- Se Flamengo, Bolívar e Palestino terminarem com 10 pontos, os cariocas avançariam no segundo lugar caso superassem somente um dos dois adversários no saldo.
Improvável eliminação com duas vitórias: Se o Palestino vencer o Millonarios e empatar com o Bolívar, os bolivianos garantem a primeira colocação isoladamente. Como as duas eventuais vitórias do Flamengo assegurariam pelo menos saldo de dois gols pró ao Rubro-Negro, o Palestino precisaria golear o Millonarios por cinco de diferença e ainda superar os cariocas no quesito gols pró.
Uma vitória e um empate (oito pontos)
Com essa pontuação, o Flamengo não tem qualquer chance de ser primeiro colocado e só se classificaria em duas hipóteses:
- Se o Palestino empatar os dois jogos, Flamengo passa no saldo de gols, já que não perderia mais nesse quesito e os chilenos também não somariam.
- Se o Palestino perder um jogo e empatar o outro, a vaga também fica com o Flamengo, que superaria os chilenos no números de pontos: 8 a 7.
Uma vitória e uma derrota (sete pontos)
Nesse cenário, há outras duas possibilidades de classificação. Confira abaixo:
Se o Flamengo vencer o Bolívar e perder para o Millonarios, ele só avança caso os colombianos não terminem o Grupo E com oito pontos e com o Palestino fazendo no máximo sete pontos e saldo inferior.
Se o Flamengo perder para o Bolívar e vencer o Millonarios, a classificação só aconteceria caso o Palestino fizesse no máximo sete pontos e registrasse saldo inferior ao dos rubro-negros.
Dois empates (seis pontos)
Por mais que a situação do Flamengo na chave pareça complicada, existe a remota possibilidade de avançar às oitavas de final com dois empates nos últimos jogos.
Para isso, o Palestino teria que perder para Millonarios e Bolívar. Com as duas eventuais derrotas dos chilenos, o Flamengo só ficaria fora caso o Millonarios vencesse o Palestino por três de diferença e superasse os rubro-negros no quesito gols pró.
Tags: