Marcos Santos – Repórter do Jornal de Fato
O Estádio Nogueirão fechado por descaso da gestão e, ainda assim, a falta de apoio da Prefeitura, podem resultar em uma decisão drástica. Nesta terça, 21, a diretoria do Baraúnas se reúne para definir se mantém ou tira o time Sub-15 do Campeonato Estadual. Quanto à participação do Sub-17 e Sub-20 no Estadual, de momento é quase certa a sua exclusão nesta temporada.
Com o Nogueirão interditado, o Baraúnas vem jogando suas partidas de mandante no Sub-15 em Natal. Já foram quatro de mandante dos oito jogos realizados, o que representou um gasto total de aproximadamente R$ 20 mil. A despesa é basicamente com transporte, já que a alimentação é bancada por um patrocinador.
Desde o começo do campeonato, a diretoria leonina tenta, junto à Prefeitura, a cessão de um ônibus para evitar o prejuízo, mas em vão. As demandas são enviadas à Secretaria de Esporte e Lazer do Município (AEL), mas a pasta não consegue atender ou viabilizar o pedido, e nem mesmo marcar uma agenda da diretoria do clube com o prefeito Allyson Bezerra. Não se descarta vir do prefeito ordem para evitar tal contato.
Uma fonte informou à reportagem do De Fato que os dirigentes estão indignados com o tratamento dispensado pela gestão com o futebol local. Além de não ter o devido apoio, também a questão do estádio, que é de responsabilidade da Prefeitura.
O Nogueirão está fechado desde o dia 7 de fevereiro por decisão judicial, atendendo a uma ação do Ministério Público (MP). A Prefeitura tinha dois anos para executar obras de acessibilidade conforme Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), mas desprezou, findando em sua interdição. Um problema causado pela gestão e que impacta, sobretudo, na vida dos clubes.
Além do Baraúnas, o Potiguar também vem gastando para jogar fora de Mossoró na Série D do Campeonato Brasileiro, aliás, desde o Estadual.
CAMPANHA E IMPACTO
O “Leãozinho” está na semifinal do campeonato e enfrentará o QFC no próximo fim de semana. Mas se irá jogar ou não, isso será decidido em reunião entre os dirigentes nesta terça.
Até o momento, somando os jogos da primeira-fase e das quartas de final, a equipe atuou oito vezes, sendo 5 vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Fez 13 gols e tomou oito.
Uma desistência seria um baque nos planos da comissão técnica e frustrante para os garotos, que sonham em ser campeão e também na carreira profissional.
Sem estádio e sem apoio, os planos do Baraúnas para ativar as categorias Sub-17 e Sub-20 estão teoricamente distantes. É pretensão do clube resgatar essas equipes, mas o cenário de momento infelizmente não é favorável para colocar o projeto em prática.
O Estadual Sub-17 começará assim que terminar o Sub-15, e o 20 será disputado em paralelo ao Estadual da segunda divisão, em setembro.
Tags: