Por Letícia Marques e Thiago Lima — Rio de Janeiro
De la Cruz virou titular absoluto e um dos principais nomes do time; Viña vem bem e acirrou e muito a concorrência com Ayrton Lucas; e Léo Ortiz, apesar de ainda ter poucos jogos, já demonstrou sua qualidade e até fez gol. É possível dizer que as contratações do Flamengo em 2024 estão correspondendo até aqui, mas Carlinhos, que chegou por último, ainda enfrenta obstáculos.
Cria do Corinthians, o atacante de 27 anos foi o vice-artilheiro do Campeonato Carioca pelo Nova Iguaçu com oito gols. Em meio ao risco de perder Gabigol suspenso por tentativa de fraude em exame antidoping, o Flamengo viu em Carlinhos uma oportunidade de mercado de baixo custo: a diretoria investiu 600 mil euros (R$ 3,2 milhões) para contratá-lo no fim de março.
No último sábado, Carlinhos completou dois meses desde que foi anunciado no clube. Porém, até agora disputou apenas dois jogos, nenhum no Maracanã, e não ficou em campo sequer 90 minutos ao todo. Foram 32 minutos após entrar no segundo tempo da vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-GO no Serra Dourada, e mais 47 quando foi titular no empate em 0 a 0 com o Palmeiras no Allianz Parque.
Desde então, Carlinhos não saiu do banco contra Botafogo, Bragantino e Corinthians e não é relacionado há um mês. O atacante vem passando por dificuldades que estão atrapalhando seu início no clube. Começando pela parte burocrática: ele não pôde enfrentar o Amazonas na Copa do Brasil porque já jogou o torneio pelo Nova Iguaçu, assim como não podia ser opção nos jogos da Libertadores porque foi contratado após o período de inscrição na fase de grupos.
Carlinhos e Pedro treinam no Ninho do Urubu nesta sexta-feira — Foto: Marcelo Cortes/Flamengo
Outra questão é a parte física. Carlinhos chegou a pegar uma virose e depois ter um problema muscular que o levou ao departamento médico e o fez perder alguns treinos. Desde que ele se recuperou vem fazendo parte do grupo que chega mais cedo ao Ninho do Urubu e faz um trabalho à parte com os preparadores físicos na academia.
- O Carlinhos está num processo de recuperação física. Ficou doente, variou, não conseguiu fazer os trabalhos. Não é nem opção técnica, é opção mais de não ter se recuperado e não estar apto 100% para o jogo. Foi mais nesse sentido. Acho que ele vem há uma semana tentando se recuperar, sem conseguir um trabalho sequencial no dia a dia. É mais nesse sentido - explicou Matheus Bachi, auxiliar de Tite, em entrevista coletiva após a goleada de 6 a 1 no Vasco.
Por fim, o atacante também atravessa um problema pessoal. Mãe de Carlinhos, Dona Luzenilda faleceu nos últimos dias, após três anos lutando contra um tumor no crânio. A perda abalou emocionalmente o jogador, que era muito próximo a ela e chegou a interromper a carreira por um ano para cuidar dela: "Que saudade eu vou sentir dos seus carinhos, mãe. O que me conforta é saber que tudo que pude eu fiz por você", escreveu nas redes sociais.
Carlinhos, do Flamengo, em postagem de despedida da mãe — Foto: Reprodução
A expectativa da comissão técnica é ter Carlinhos novamente à disposição para o jogo contra o Grêmio na próxima quinta-feira, às 20h (de Brasília), no Maracanã, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. O atacante também será inscrito nas oitavas de final da Libertadores. Ele deve entrar na vaga do lateral-direito paraguaio Santiago Ocampos, de 22 anos, que foi negociado com o Operário-PR.
Tags: