Sexta-Feira, 10 de janeiro de 2025

Postado às 17h15 | 20 Jun 2024 | redação Apresentado no Cruzeiro, goleiro Cássio reforça briga pela titularidade

Crédito da foto: Gustavo Aleixo Goleiro Cássio ao lado de Pedro Júnior, dirigente do Cruzeiro

Por Gabriel Duarte — de Belo Horizonte

O goleiro Cássio foi apresentado no Cruzeiro nesta quinta-feira. O jogador ex-Corinthians foi anunciado em maio e treina com os companheiros há quase um mês. Agora com a camisa celeste, Cássio deseja conquistar títulos e ressalta confiança no projeto do clube.

- O ciclo lá havia terminado. Ai você olha o Cruzeiro, tem o Pedro, o Pelaipe, o Mattos nem se fala, o Edu (Dracena) fui campeão com ele. Pessoas comprometidas a trazer o Cruzeiro novamente em busca de títulos. Minha meta é ajudar a levar o Cruzeiro por esse caminho (de títulos e vitórias).

O goleiro chega ao clube para disputar o Campeonato Brasileiro e Sul-Americana na primeira temporada. Ele poderá ser inscrito pelo clube a partir de 10 de julho, ficando apto a entrar em campo.

Na trajetória pelo Corinthians, o goleiro foi campeão e destaque na conquista da Libertadores de 2012, seguida também do Mundial de Clubes. Perguntado se tem o torneio continental como meta no Cruzeiro, Cássio almejou primeiro o retorno à competição que o clube não disputa desde 2019.

- (O objetivo) é ganhar títulos. Temos que voltar à disputar aqui a Libertadores. Você consegue ganhar títulos quando consegue disputar com frequência. Creio que seja uma das metas chegar na Libertadores. Ganhar títulos sempre é bom, independentemente da Libertadores. O Cruzeiro gostaria de ganhar mais uma Libertadores, é uma das metas, mas é um projeto longo, então temos que nos colocar entre os primeiros.

Cássio também foi campeão brasileiro por duas vezes com o Corinthians. Neste ano, o Cruzeiro está entre os seis primeiros, mesmo com um jogo a menos que a maioria dos concorrentes. O goleiro mantém os pés no chão e foca na manutenção do time entre os primeiros colocados até a reta final.

- O Brasileiro se define nas últimas dez rodadas. Espero que a gente esteja nessa briga. O mais importante é se manter na frente. Ainda tem muito jogo pela frente. O Cruzeiro tem uma sequência boa e consistente, sendo forte em casa. Conseguindo pontos fora, você se mantém. É um campeonato equilibrado, difícil. Não dá para criar expectativas, mas, lógico, se os caras deixarem e a gente continuar forte, tem chance.

 

"Vamos trabalhar quietos, indo jogo a jogo, e vemos quando chegar na reta final. Pelo que está acontecendo, com contratações a cobrança por chegar entre os primeiros será melhor."

 

Goleiro Cássio durante coletiva de apresentação no Cruzeiro — Foto: Gustavo Aleixo

Goleiro Cássio durante coletiva de apresentação no Cruzeiro — Foto: Gustavo Aleixo

O jogador tem treinado com o elenco e com Robertinho - preparador físico que voltou ao clube após a venda da SAF para Pedro Lourenço. Cássio elogiou a equipe e a estrutura que o time oferece.

- Chego todos os dias muito feliz de trabalhar. Um ambiente muito bom, com profissionais de alto calibre, estrutura muito boa. Não estou comparando de onde vim, só estou falando sobre o que estou vivendo. Não estou dando indireta, mas sim falando do que estou vivendo.

 

Críticas e saída do Corinthians

Foram mais de 12 anos de Corinthians até acertar a rescisão antecipada do vínculo, que iria até o fim desde ano. O jogador explicou a saída do clube paulista e a escolha pela Raposa.

- Bem honestamente, eu nem imaginei que ficaria 12 anos no Corinthians. Sempre vivi ano a ano. A gente não consegue controlar, temos que viver o momento. A decisão de ver que o ciclo no Corinthians tinha acabado não foi só minha, eu conversei com pessoas de confiança e que me ajudaram na carreira.

 

"(...) Posso te falar, com franqueza, que desde o primeiro dia que conversamos e as coisas se resolveram, foram dias maravilhosos, muito felizes. Não teve um dia que eu chegasse aqui sem alegria e vontade de ajudar. Isso vai me ajudar a crescer aqui dentro."

 

Cássio deixou o Corinthians em maio. A fase era conturbada para o time e para o goleiro, que estava sendo criticado por torcedores. O jogador chegou a ir para o banco de reservas. O último jogo dele foi em 23 de abril. Cássio ressalta que dedicação nunca faltou e que isso o garantiu por anos como titular.

- Nos meus anos de Corinthians, eu sempre fui autêntico. Nunca me escondi das críticas. Sempre que fui criticado, quando errei e tomei gols, nunca me escondi. Não sou o tipo de cara que beija camisa, faz juras de amor e depois faz tudo diferente. Tenho que me dedicar aqui dentro. Em 12 anos, me dediquei ao máximo no Corinthians. Esse é meu jeito, tenho que ser como eu sou, e quem gere os clubes quer jogador que se dedique pela instituição. Fiz minha trajetória no futebol assim, sendo autêntico e verdadeiro.

 

Experiência e titularidade

O time do Cruzeiro conta com jogadores jovens, alguns que subiram da base no último ano. Cássio tem 37 anos, e uma carreira com diversos títulos, entre eles o Mundial de Clubes pelo Corinthians. Com a experiência no futebol, o goleiro entende o papel de referência para os companheiros de equipe.

- O Cruzeiro é um time jovem, e o que a gente puder agregar neste sentido, em todos os sentidos, para que não cometam erros e quanto mais profissional forem, isso vai ajudar. A gente vai crescendo com o tempo, na questão de responsabilidade. Sei que pelo tempo de carreira e por ser um dos mais velhos do elenco, estou tranquilo.

Atualmente, o gol do Cruzeiro é defendido por Anderson. O goleiro tem 13 partidas com a camisa da Raposa nesta temporada e conquistou a posição após a saída de Rafael Cabral. Apesar do peso do nome e de mais experiência, Cássio entende que precisa brigar pela titularidade.

- Isso é com o Seabra. Eu sou jogador, sou funcionário. Todos os dias vou fazer o meu melhor, me dedicar. Nunca me meti e nem vou me meter nisso. O Anderson tem jogado bem, tem ajudado. Não é Cássio que veio para ajudar o Cruzeiro a voltar a ser vitorioso, é o grupo. O Cássio não vai ganhar jogos sozinhos. O grupo do Cruzeiro é legal, consegui me adaptar rapidamente ao grupo e ao estilo. Mas, quem joga ou não, é com o professor. Vim com o desejo de ajudar o Cruzeiro e vou fazer de tudo para ser o goleiro titular.

 

Carreira

Natural de Veranópolis, no Rio Grande do Sul, Cássio foi revelado pelo Grêmio. Depois de passagem pelo PSV, da Holanda, ele chegou ao Corinthians em 2011.Foram 712 jogos pela equipe paulista, atrás apenas de Wladimir no ranking de atletas que mais atuaram pelo clube.

Pelo Corinthians, conquistou o Mundial de Clubes da Fifa e a Copa Libertadores, em 2012; a Recopa Sul-Americana, em 2013. O goleiro também levantou os troféus das edições de 2015 e 2017 do Campeonato Brasileiro e foi campeão do Campeonato Paulista em quatro oportunidades (2013, 2017, 2018 e 2019).

Tags:

Cruzeiro
goleiro
futebol

voltar