Por Letícia Marques — ge
O Flamengo tem o objetivo de internacionalizar sua marca e tornar mundialmente mais forte o nome do clube. A implementação de "camps" nos Estados Unidos é o passo inicial e terá Diego Ribas, ex-jogador do clube, como embaixador do projeto.
O primeiro "camp" vai acontecer entre os dias 29 de julho e 02 de agosto deste ano, em Orlando, nos Estados Unidos. Por ser no período de verão no Hemisfério Norte é definido como 'Summer Camp'. Diego Ribas, que foi campeão pelo Flamengo na Florida Cup em 2019, irá para Orlando participar de parte da atividade como atração principal para bate-papo com pais e alunos.
- É um orgulho enorme ser o embaixador do Flamengo no Soccer Camp em Orlando, o primeiro camp do clube fora do Brasil. Isso mostra a grandeza desse clube. Espero passar os valores do Flamengo e compartilhar tudo que aprendi na Florida Cup, em 2019, Espero que os participantes aproveitem para se divertir, aprender e que, no fim, saiam pessoas melhores - comentou o ex-capitão rubro-negro, que se aposentou em 2022.
O Real Madrid implementou projeto parecido nos Estados Unidos e foi uma das inspirações para o Flamengo. Esta será a primeira data do projeto, mas o clube já definiu outros períodos para os próximos dois anos. O planejamento prevê duas vezes no ano: no início e no meio. Ou seja, até o final de 2026 serão cinco 'camp' realizados.
Camps: é como se fosse uma peneira esportiva realizada em determinado período do ano, normalmente durante as férias escolares, que conta com professores e especialistas que fazem a imersão de crianças e adolescentes no dia a dia dos treinamentos de futebol.
O Flamengo Soccer Camp contará com toda temática rubro-negra, desde uniformes até as orientações da forma de jogar, como uma chance de vivenciar a metodologia da Escola Flamengo, que é o maior projeto de escolinhas de base do Brasil. Crianças e jovens de 6 a 17 anos, brasileiros ou não, poderão participar. Haverá a presença de olheiros para a observação das atividades.
O Flamengo acredita que, em dois anos, terá uma boa entrada nos Estados Unidos e, a partir disso, a implementação das escolinhas de futebol entram no radar como uma segunda parte do projeto de internacionalização da marca. Orlando é a porta de entrada, mas a ideia é que outras cidades recebam o camp e futuramente as escolinhas.
O clube escolheu Orlando como local ideal para investir na internacionalização da marca pela relação com a cidade, que recebeu o Flamengo para a pré-temporada deste ano e também em 2019 durante a participação da Flórida Cup. Além disso, Orlando é uma das cidades com mais brasileiros em solo americano.
Outro motivo que fez o projeto tomar forma foi a participação no Super Mundial de Clubes em 2025, que será disputado nos Estados Unidos. O clube pensa em voltar a fazer pré-temporada no local no começo do ano que vem. A última fase deste projeto prevista para acontecer em quatro anos conta até a criação de um CT do clube na Flórida que funcionaria como academy.
Tags: