Por Marcos Santos – Jornal de Fato
O Potiguar dá adeus à Série D neste domingo, 21, no duelo com o Atlético Cearense. O alvirrubro quer, ao menos, despedir-se do campeonato com uma vitória, que não vem há 12 rodadas. A bola rola a partir das 16h, no Estádio Edgarzão, em Assú.
Nesta edição, o time mossoroense decepcionou, diferente da temporada passada, quando conseguiu chegar até a segunda-fase, sendo eliminado nos pênaltis para o Bahia de Feira. A equipe não se encontrou, teve vários problemas, trocando de treinador, dispensando e contratando atletas em uma reformulação em meio às disputas, prejudicando o entrosamento.
Além disso, o Potiguar não contou com o Estádio Nogueirão que, ano passado foi o amuleto do time, que venceu 70% dos jogos em casa, o que determinou a ultrapassagem de fase. Na atual edição, o alvirrubro teve que atuar todos os jogos fora de Mossoró, aumentando assim as dificuldades. O Nogueirão está fechado desde o dia 7 de fevereiro por descaso da gestão, a Prefeitura de Mossoró.
Durante o campeonato, o vice-presidente do Potiguar, Djalma Júnior, afirmou que a ausência do Nogueirão enfraqueceu sua equipe e parte da campanha pífia do time na competição pode ser justificada ao estádio fechado.
“Jogando em casa é outra coisa. Se conhece o campo, os atalhos, há o apoio do torcedor, uma atmosfera favorável, então não tenho a menor dúvida que 60% do fracasso do Potiguar nessa Serie D é fator campo”, afirmou Djalma.
Na tabela, o Potiguar está em último lugar na chave A3 com 6 pontos e irá terminar na lanterna, pois não alcança mais quem está em sua frente, o Maracanã/CE, que soma 12 pontos. A última e única vitória até aqui foi frente ao próprio adversário deste domingo, em abril, na abertura da competição, quando venceu por 2x1, em Horizonte/CE.
Para o jogo de despedida, a tendência é para mudança em relação à última partida, pois o lateral Alessandro Maranhão, o apoiador Jefferson, e o meia-atacante Wallyson não treinaram durante a semana devido a desconforto muscular e devem não atuar. Já o zagueiro Anderson Júnior retorna depois de cumprir suspensão.
O provável time será Diego Almeida, Jeovane, Vinicius Alves, Anderson Júnior e Gabriel Silva; Willian Daltro, Geovani Silva, e Giovanni; Gabriel, Adão e Matheus Matias.
ATLÉTICO/CE
Diferente do Potiguar, o Atlético Cearense chega à última rodada da fase inicial com chances de classificação, mas não depende só dele. A “Águia da Precabura” necessita da vitória e também de tropeço do Sousa no duelo contra o Iguatu/CE na outra partida. Na tabela, o Sousa tem 18 pontos, contra 17 do Atlético.
RODADA E CHANCES
Além de Potiguar x Atlético/CE e Iguatu x Sousa, a rodada apresenta outros dois jogos: América x Maracanã/CE e Treze/PB x Santa Cruz de Natal. Todos os jogos começando às 16h. Treze, Iguatu e América já estão classificados, faltando apenas a definição da última vaga, que será travada entre Sousa, Atlético e Santa Cruz.
Sousa só depende dele, Atlético precisa vencer e torcer por insucesso do Sousa, e o Santa Cruz tem a situação mais delicada. O tricolor necessita vencer o líder Treze e torcer por tropeços de Sousa e Atlético.
Tags: