Redação do ge
A partida entre Cruzeiro e Fortaleza, nesta segunda-feira, colocará frente a frente dois nomes da nova safra de técnicos. De um lado, o argentino Vojvoda, que desde 2021 tem acumulado bons resultados no time cearense. Do outro, o promissor Fernando Seabra, que no primeiro ano como técnico na Série A, comanda o Cruzeiro em uma boa campanha no Brasileirão.
Juan Pablo Vojvoda, de 49 anos, conquistou algo raro no futebol brasileiro: estabilidade. Está no comando do Fortaleza desde maio de 2021 e é o segundo treinador da Série A mais longevo no cargo, atrás apenas de Abel Ferreira, do Palmeiras, que chegou em novembro de 2020.
O Fortaleza é o sexto clube da carreira de Vojvoda e onde ele atingiu a afirmação. Com três Estaduais, dois títulos da Copa do Nordeste, duas classificações à Libertadores e um vice da Sul-Americana, o treinador argentinou colocou o Leão do Pici em outra prateleira e se tornou no primeiro semestre deste ano o técnico com mais jogos oficiais na história do Tricolor.
Em 2021, Vojvoda levou o Fortaleza ao 4º lugar no Brasileirão, melhor colocação do clube na história da Série A.
Vojvoda, técnico do Fortaleza — Foto: Mateus Lotif/Fortaleza
Fernando Seabra, de 47 anos, está em seu primeiro trabalho como técnico na Série A e apresenta um início promissor. O Cruzeiro superou a desconfiança, que rondava o clube antes do Brasileirão, e tem feito ótima campanha na competição.
Técnico de base, Seabra se destacou no sub-20 do Cruzeiro de março de 2022 até janeiro de 2024. No ano passado, fez parte da comissão técnica do profissional na reta final do Brasileirão. Porém, no início da atual temporada, Seabra saiu do clube mineiro e assumiu o Bragantino II na disputa da Série A-3 do Paulistão. A passagem pelo interior paulista durou apenas três meses.
Em abril, após a dispensa de Larcamón, o Cruzeiro procurou Fernando Seabra e acertou o retorno dele ao clube como treinador do time principal.
Fernando Seabra; técnico; Cruzeiro — Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Os dois treinadores – Vojvoda e Seabra – já se enfrentaram no primeiro turno do Brasileirão. Pela segunda rodada, Fortaleza e Cruzeiro empataram por 1 a 1 no Castelão.
Fator casa e luta por G-4
Cruzeiro e Fortaleza têm as melhores campanhas como mandantes da Série A e são os dois únicos times que ainda não perderam em casa no Brasileirão deste ano. O Cruzeiro tem oito vitórias em oito jogos, com 100% de aproveitamento. O Fortaleza com oito vitórias e três empates em 11 partidas, tem aproveitamento superior a 81%.
Tags: