Jornal de Fato
O vôlei feminino do Brasil enfrenta Estados Unidos nesta quinta-feira, 8, às 11h, na luta por uma vaga na final dos Jogos Olímpicos, de Paris. Por toda a rivalidade e potência das duas equipes, o jogo tem ares de uma final antecipada para os dois lados. As brasileiras querem conquistar o topo do pódio pela terceira vez, enquanto os Estados Unidos buscam o bicampeonato Olímpico.
Apesar do cenário diferente em Paris/2024, esse confronto já é tido como um clássico do vôlei mundial. As duas equipes, inclusive, já decidiram três Olimpíadas. Em 2008 e 2012, a Seleção Brasileira conquistou os ouros e, em 2021, as americanas conquistaram o 1º lugar.
O Brasil chega para o confronto com uma campanha irretocável com quatro vitórias, diante de Quênia, Japão, Polônia e República Dominicana. Mas além dos 100% de aproveitamento, vale destacar que a Seleção Brasileira não perdeu nenhum set, todos os duelos foram por 3 sets a 0 para a equipe de Zé Roberto Guimarães.
Enquanto isso, os Estados Unidos passaram no segundo lugar do grupo A, com duas vitórias, contra Sérvia e França, e uma derrota diante da China. Nas quartas de final, as americanas passaram sem problemas da Polônia, vencendo por 3 sets a 0.
Zé Roberto Guimarães destacou o trabalho das meninas, mas lembrou que o foco e a determinação precisam ser mantidos para seguir sonhando com a medalha de ouro.
“O time tem jogado bem, mas é jogo após jogo, dia após dia, e temos que manter a pegada e a concentração. Tem sido muito importante o foco das jogadoras no dia a dia e nos treinamentos. Vamos ter um jogo muito difícil na semifinal, e temos que estar preparados para quem vier”, disse.
Tags: