Por Marcos Santos - Jornal de Fato
O esporte amador e também o estádio municipal Leonardo Nogueira foram pautas no plenário da Câmara Municipal de Mossoró nesta semana. O vereador Tony Fernandes (Avante) usou a tribuna para cobrar do Poder executivo uma atenção especial para o esporte que, segundo ele, está completamente abandonado nestes últimos anos.
“Não há aqui na cidade nenhum tipo de incentivo para os atletas amadores, eles fazem um esforço tremendo para pagar uma passagem, irem para torneio fora da cidade, e a secretaria de esporte infelizmente não funciona. Quantas e quantas vezes aqui nessa casa encontramos atletas pedindo apoio, fazendo uma ‘vaquinha’ para poderem comprar uma bola, uma rede (colocar nas traves e aro de basquete), um troféu, uma inscrição para participarem de um torneio, então o nosso esporte amador está abandonado”, afirmou ele.
O estádio Nogueirão, que foi municipalizado em março de 2021, também foi tema trazido pelo parlamentar. Essa praça de esporte está fechada desde 7 de fevereiro deste ano por decisão da Justiça devido à Prefeitura não ter cumprido o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), não realizando as obras de acessibilidade.
“Na verdade, de um modo em geral, o esporte de Mossoró está completamente abandonado, e o maior símbolo disso é o Nogueirão, que está fechado, sucateado; nunca esteve tão ruim. O estádio já vivia em uma situação difícil e agora com o fechamento piorou a situação, prejudicando diretamente os clubes profissionais e amadores. O estádio recebeu emendas impositivas dos deputados, quase R$ 1 milhão de reais, e ninguém ver o resultado, e não se tem uma explicação sobre o que está acontecendo com o nosso templo do futebol”, disse Tony.
As emendas a que o vereador se refere são relacionadas ao Deputado Estadual Coronel Azevedo e ao Deputado Federal Sargento Girão que, ano passado, divulgaram tal apoio e, juntas, somam quase R$ 1 milhão, objetivando melhorias para o estádio. No entanto, nada aconteceu e a prefeitura, por meio da secretaria de esporte, não se manifestou a tal respeito.
Concluindo o discurso, Tony Fernandes pediu para que “o prefeito (Allyson Bezerra) saia das redes sociais e resolva a situação do Nogueirão”, em vez de estar passando uma realidade que não existe nas mídias sociais.
“Também pedimos a sensibilidade da secretária de esporte. Inclusive, foi feita uma audiência pública aqui sobre o Nogueirão e nem a secretária de esporte (Larissa Maciel) veio aqui para explicar o que está acontecendo com o esporte de Mossoró”, encerrou.
Tags: