Sábado, 04 de janeiro de 2025

Postado às 09h45 | 10 Set 2024 | redação Contra o Flamengo, Bahia busca virada inédita como visitante na Copa do Brasil

Crédito da foto: Reprodução Éverton Ribeiro, ex-Flamengo, é o capitão do Bahia

Por Tiago Lemos — ge - Salvador

Bahia reencontra o Flamengo, nesta quinta-feira, com o desafio de superar a vantagem conquistada pelos cariocas no jogo de ida para se garantir na semifinal da Copa do Brasil. Caso consiga, o Tricolor alcança um feito inédito: avançar na Copa do Brasil após perder o primeiro jogo em casa.

O Bahia perdeu o jogo de ida para o Flamengo, na Fonte Nova, por 1 a 0, um resultado que o obriga a vencer o jogo da volta das quartas de final, no Rio de Janeiro. Se o Esquadrão ganhar pelo placar simples haverá disputa de pênaltis. Qualquer vitória por dois ou mais gols de vantagem classifica o time baiano.

Na história da Copa do Brasil, o Bahia conseguiu se classificar depois de perder na ida em quatro oportunidades, mas em todas elas fazia a última partida como mandante.

As classificações

A primeira vez que o Bahia avançou na Copa do Brasil após perder o primeiro jogo foi com a base do time recém-campeão brasileiro de 1988, na edição inaugural da Copa do Brasil, na temporada 1989.

O Bahia de Ronaldo, Paulo Rodrigues e Marquinhos derrotou o Cruzeiro por 2 a 0, no estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana-BA, com gols de João Marcelo e Zé Carlos, e se garantiu nas quartas de final depois de ter sido derrotado por 1 a 0 na ida, no Mineirão.

Dez anos mais tarde, em 1999, o Bahia repetiria o feito, desta vez contra um time menos tradicional e na primeira fase. O Tricolor perdeu de 1 a 0 para o Botafogo-SP, como visitante, e descontou em casa com goleada de 5 a 0 e gols de Uéslei (dois), Robson Luís e Dimba (dois).

No ano seguinte, em 2000, o Tricolor Perdeu de 1 a 0 para o Ji-Paraná, fora de casa, pela segunda fase, e goleou com novo 5 a 0 como mandante, desta vez com gols de Clébson, Jean, Márcio Griggio (duas vezes) e Aldrovani.

Passados 12 anos, o Bahia superou uma vantagem pela última vez na história da competição na edição 2012 do torneio e teve o Remo como adversário. O Tricolor perdeu o jogo de ida, fora de casa, por 2 a 1, e goleou na volta, em casa , por 4 a 0, com bolas nas redes de Lulinha, Rafael Donato, Júnior e Vander.

Retrospecto negativo

Jogadores do Flamengo comemoram vitória sobre o Bahia — Foto: Gilvan de Souza / CRF

Jogadores do Flamengo comemoram vitória sobre o Bahia — Foto: Gilvan de Souza / CRF

Outro ponto que o Bahia precisa superar são os tabus contra o Flamengo. São três derrotas e dois empates pela Copa do Brasil, além de duas eliminações. Uma delas (1990), inclusive, em quartas de final da Copa do Brasil.

Confira os duelos entre as equipes pela Copa do Brasil:

Edição 1990 (quartas de final) - Bahia 1 x 1 Flamengo (Joia da Princesa) e Flamengo 1 x 0 Bahia (Juiz de Fora);

Edição 2000 (oitavas de final) - Bahia 1 x 3 Flamengo (Fonte Nova) e Flamengo 1 x 1 Bahia (Maracanã);

Edição 2024 (quartas de final) - Bahia 0 x1 Flamengo (Fonte Nova).

O Tricolor não vence o Flamengo há cinco anos, com nove derrotas em nove partidas, além de 27 gols sofridos e dez marcados.

 

Boas lembranças

Agora é aguardar e ver se o Bahia vai quebrar uma série de tabus ou manter uma incômoda escrita. A partida contra o Flamengo tem bola rolando às 21h45 (horário de Brasília) desta quinta-feira.O Bahia comemorou pela última vez um resultado positivo sobre o Flamengo no 3 a 0 do primeiro turno do Brasileiro de 2019, no dia 4 de agosto. Na ocasião, o atacante Gilberto balançou as redes três vezes.

No Maracanã, a última vitória tricolor completou 13 anos no dia 4 de setembro. Com gols de Titi, Dodô e Souza (Renato Abreu descontou), o Bahia venceu no Nilton Santos por 3 a 1, pelo returno do Campeonato Brasileiro de 2011.

Tags:

Flamengo
Bahia
Copa do Brasil

voltar