Por Cahê Mota - ge
Léo Ortiz é uma das novidades de Dorival Júnior na pré-convocação para a Data FIFA de outubro. Como já tinha acontecido em setembro, a CBF utilizará até o prazo limite de dez dias para o anúncio dos 23 nomes que vão defender a Seleção contra Chile e Peru, mas a chamada lista larga já foi enviada para os clubes na sexta-feira. No Flamengo, além de Ortiz, estão Fabrício Bruno, Ayrton Lucas e Gerson.
Improvisado como volante, Léo Ortiz tem sido um dos melhores jogadores do Flamengo no segundo semestre e caiu nas graças da torcida. Na partida contra o Peñarol, no entanto, ele foi preterido por Tite e começou no banco de reservas.
Curiosamente, foi o atual treinador rubro-negro que deu as primeiras oportunidade a Ortiz na Seleção. Em 2021, o zagueiro foi convocado para a disputa da Copa América em que o Brasil terminou como vice-campeão.
Se Ortiz é surpresa, os outros três rubro-negros são figuras carimbadas. Fabrício Bruno e Gerson estiveram na convocação de setembro e Ayrton Lucas foi chamado por Dorival em março.
O regulamento da FIFA permite que os 23 jogadores sejam definidos até dez dias antes da apresentado, mas os clubes com pré-convocados devem ser informados com 15 dias de antecedência. Por isso, a CBF já comunicou aos clubes na sexta-feira.
Dorival Jr. divulga a convocação no próximo dia 27, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Os jogadores se apresentam dia 7, em São Paulo, e treinam no CT Joaquim Grava, do Corinthians, até o dia 9, quando seguem para Santiago.
O Brasil enfrenta o Chile, fora de casa, dia 10, e tem pela frente o Peru, dia 15, no Mané Garrincha, em Brasília. Com dez pontos, a Seleção ocupa a quinta colocação nas eliminatórias.
Tags: